Enquanto o cenário nacional mostra que apenas 39,1% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) se destaca por ir na contramão dessa realidade. Na instituição, 52,2% dos postos de liderança são ocupados por mulheres. Além disso, o Sebrae-MT oferece benefícios diferenciados às colaboradoras, como auxílio-creche e licença-maternidade estendida para 180 dias.
De acordo com a diretora-superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brun, a instituição é referência nacional na aplicação das diretrizes de governança social, ambiental e corporativa (ESG). Na prática, a instituição valoriza as políticas e relações de trabalho internos e a diversidade de fornecedores
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Como resultado, atualmente, dos 284 colaboradores ativos que compõem o quadro da instituição, 180 são mulheres, o equivalente a 63,3% do total. Elas atuam em diferentes funções, como consultoras, assistentes, analistas, gerentes, secretárias, assessoras e também na diretoria.
“Desde que assumi a função de diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, estabeleci como prioridade ampliar a presença feminina na instituição. O Sebrae é muito valorizado pelos brasileiros e representa o empreendedorismo, e as mulheres têm um papel fundamental nesse cenário”, afirma Lélia Brun.
Ela reforça ainda que a igualdade de gênero faz parte da política da instituição. “Acreditamos no protagonismo feminino e, por isso, adotamos política de igualdade salarial entre homens e mulheres, também fazemos questão de oferecer benefícios que apoiam e atraem mais colaboradoras”, destaca.
A gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Patrícia Pedrotti, ressalta que a forte presença feminina na liderança do Sebrae-MT reflete o compromisso da instituição com a igualdade de gênero. “Os resultados da participação feminina no Sebrae-MT, especialmente em posições de liderança, indicam que o conceito está sendo implementado de forma efetiva, principalmente quando se fala do pilar social do ESG. É importante destacar que essa conquista aconteceu de maneira orgânica, em um ambiente onde as oportunidades e a valorização profissional ocorrem sem distinção de gênero”, pontua.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência na aplicação das políticas ESG no Sistema Sebrae em todas as unidades federativas do Brasil, através de lideranças e interlocutores em sustentabilidade. A atual marca de equidade de gênero alcançada pelo Sebrae Mato Grosso é fruto do trabalho realizado em conjunto com a diretoria estadual da instituição.