O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a taxação do presidente estadunidense Donald Trump sobre todos os países deve aumentar o custo de vida. Para Mendes, as decisões de Trump estão causando confusões no mundo. Ele comentou o assunto na última quinta-feira (03).
“O Trump está causando uma grande confusão mundial. Onde isso vai parar? Muitos analistas tentam adivinhar, ninguém consegue enxergar um cenário positivo nessa estratégia do Trump”, disse.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O país passará a cobrar 10% de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA.
O republicano também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10%.
As tarifas serão aplicadas a partir de 5 de abril. Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os EUA a partir do dia 9.
No Brasil, a base para todos os produtos é de 10%. Aço e alumínio, que têm taxas próprias já anunciadas, seguem com 25% de taxa.
“Os movimentos que o presidente americano faz está deixando o mundo assustado essa taxação vai aumentar o custo de vida em diversos países em diversos países do mundo, é ruim para o cidadão, para o consumidor americano e provavelmente em várias partes do planeta”, falou.