A secretária municipal de Educação de Cuiabá, Solange Dias, anunciou que a Prefeitura irá realizar uma auditoria sobre as compras escolares da antiga gestão. A gestora alega ter encontrado escolas sem estoque de material de higiene e limpeza, sem material pedagógico, além de falhas estruturais. Segundo ela, as escolas deveriam estar preparadas para o início do ano letivo, já que a gestão anterior recebeu recursos em 2024 para esse fim. A declaração foi dada à imprensa nesta quarta-feira, 05 de fevereiro.
“Então, o que que deveria ter encontrado nas escolas? As escolas deveriam ser entregues para nós com estoque de material de limpeza, com estoque de material pedagógico, e o pátio todo limpo para iniciar as aulas. O que ocorreu? Das 173 escolas, 98 não tinham no estoque nem um rolo de papel higiênico. Não tinha no estoque nem um caderno”, explicou.
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Solange explicou que a secretaria repassa um valor para as unidades escolares por meio do conselho da unidade, e esse recurso deve ser utilizado para preparar a escola para o próximo ano. Cabe as unidades utilizar esse dinheiro, pois o primeiro repasse da nova gestão só ocorre a partir do segundo ou terceiro mês do ano.
“[...] o repasse é no final do ano para preparar a escola e isso não ocorreu. Então, nós tivemos que fazer questões emergenciais para abastecer essas escolas com esses insumos de emergência pela secretaria”, disse.
Devido à situação, declarou que uma auditoria será necessária para verificar onde esses recursos foram utilizados.
“Na gestão passada foi feita a prestação de conta e agora nós vamos ter que fazer auditoria para ver o que aconteceu”, finalizou.
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