Dollar R$ 5,50 Euro R$ 6,05
Dollar R$ 5,50 Euro R$ 6,05

Política Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 18:07 - A | A

Quarta-feira, 12 de Maio de 2021, 18h:07 - A | A

REGIÃO METROPOLITANA

Prefeitos da Baixada Cuiabana aprovam mudança do VLT para BRT

Com o aval do Conselho Deliberativo Metropolitano (Codem), governo pode lançar edital de licitação do novo modal já no mês de julho

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

Os municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá aprovaram a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). A decisão foi tomada em reunião do Conselho Deliberativo Metropolitano (Codem), realizada nesta quarta-feira (12). Com esse aval, a previsão do governo é lançar o edital de licitação para implantação do BRT entre Cuiabá e Várzea Grande já no mês de junho.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A opção pelo BRT foi aprovada com 13 votos favoráveis e apenas quatro contrários, além de duas ausências. Antes da deliberação, os conselheiros receberam e analisaram os estudos técnicos disponibilizados em consulta pública feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Eles também participaram da audiência pública que apresentou as questões técnicas e legais que levaram o governo a optar por trocar o modal para o BRT.

O governador Mauro Mendes (DEM) destacou que a votação desta quarta-feira (12) mostra que o governo está tomando uma decisão que atende os interesses das cidades que serão afetadas pela implantação do novo modal.

"A escolha pelo BRT foi antes de tudo técnica, embasada por estudos que apontaram diversas vantagens, como maior economia para sua implantação e viabilidade de projeto. Além disso, a mudança desse modal corrige um erro histórico, porque é do conhecimento de todos que o VLT foi escolhido em cima de corrupção. Acredito que o CODEM traz uma contribuição relevante no contexto do aglomerado urbano da Baixada Cuiabana, e poderá nos auxiliar com diretrizes de políticas públicas que nós poderemos vir a implementar”, disse.

Ao proferir seu voto, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), destacou que já defendeu a continuidade das obras do VLT, quando ainda não era prefeito municipal, mas percebeu a importância da mudança para os usuários do transporte coletivo, que necessitam de uma solução rápida para ter mais qualidade no transporte.

“Minha decisão foi baseada nos estudos técnicos, pareceres jurídicos. Inclusive, eu era favorável ao VLT. Defendi isso na minha campanha. Depois de apresentações e estudos, até pelo relatório que apresentei, hoje aprovo o BRT e acho que será mais econômico, flexível e vai atender a região metropolitana”, disse o prefeito.

O investimento necessário para implantação do BRT entre Cuiabá e Várzea Grande é estimado em R$ 460 milhões, já inclusos o valor das obras e da aquisição dos ônibus elétricos que serão utilizados no modal. O governo aponta que, além de representar economia para os cofres públicos, o BRT também resulta em uma tarifa menor para os usuários do sistema.

search