Após a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) aprovar o reajuste no valor da conta de água pedido pela concessionária Águas Cuiabá, a vice-presidente da Câmara Municipal, Maysa Leão (Republicanos), criticou a autarquia, classificando como “absurda” a aprovação do reajuste. Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, ela garantiu que fará o possível para reverter a decisão.
Para a vereadora, antes de qualquer aumento de taxas, a Águas Cuiabá precisa garantir um serviço de qualidade ao cidadão.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“É um absurdo a Arsec ter permitido e aprovado, e a gente vai fazer de tudo para derrubar isso [...] Águas Cuiabá causou tanto transtorno para a população Cuiabana, ela tem um contrato milionário onde ela tem contrapartidas que ela precisa devolver para a sociedade”, disse.
A vice-presidente disse que não vê essas contrapartidas acontecendo e destacou que a prova do "serviço mal feito" pela concessionária é a grande quantidade de buracos espalhados pela cidade.
“Águas Cuiabá vai lá e recorta a sua rua, faz o transtorno na sua vida, arruma, fecha a rua, semana que vem ela volta e recorta de novo [...] Então, ela precisa, primeiro, prestar um serviço de qualidade, fazer com que a população cuiabana tenha confiança no trabalho da Águas Cuiabá, permitir que o cuiabano possa respirar”, disse.
Maysa ressaltou ainda que o aumento na tarifa de água pode ser quase dobrado, já que a taxa de esgoto é proporcional ao valor pago pela água. Atualmente, a taxa de esgoto corresponde a 90% do consumo de água.
“E isso é incabível. A Arsec não poderia ter agido dessa forma! Eu vou acompanhar como é que a gente vai reverter essa situação”, finalizou.
A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) aprovou um aumento de 4,4% nos serviços de abastecimento de água e esgoto para 2025, metade do reajuste aprovado no ano passado, de 8,8%.
Veja vídeo: