O governador Mauro Mendes (União) disse que o governo terá tolerância zero para invasões de terras que possam ser praticadas em Mato Grosso. O compromisso foi feito durante uma reunião que aconteceu no Palácio Paiaguás, na quinta-feira, 9 de março, com representantes do setor produtivo, que demonstraram preocupação com o aumento de invasões a propriedades rurais ocorridas nos últimos dias no país.
Mauro determinou ao secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, que estabeleça ações que possam coibir a prática para defender a integridade e a vida das pessoas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Quero dizer a todos os mato-grossenses que o governo do Estado de Mato Grosso terá tolerância zero com qualquer tipo de atividade de invasão e com qualquer tipo de atividade criminosa. Peço a todos que não ousem aqui no nosso estado porque a tolerância será zero”, destacou em vídeo compartilhado nas redes sociais onde aparece ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, secretário de Segurança e produtores do Estado. Veja o vídeo abaixo
O governador comentou que o Estado vai procurar fazer um trabalho em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e com o Poder Judiciário para defender o direito de prioridade e contra qualquer tipo de invasão.
“Nós iremos defender todos aqueles que trabalham que produzem e defendemos o livre direito de reivindicar de fazer as suas justas reivindicações, porém sem transgredir a lei e a propriedade daqueles que o têm”, ressaltou.
Ele ainda pediu aos produtores que denunciem aos seus sindicatos qualquer tipo de invasão e que procurem a polícia para que as medidas necessárias possam ser adotadas.
“Peço a todos que procure os canais oficiais fale com o seu Sindicato, falei com suas entidades, fale com a polícia e nós todos juntos vamos construir em Mato Grosso um território livre, que as pessoas possam trabalhar produzir e ter direito a desempenhar a sua atividade sem praticar nenhum tipo de crime e muito menos de invasão”, disse.
Na quinta-feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que o Governo Federal é contrário à invasão de terras produtivas. A fala foi feita durante uma exposição rural no Rio Grande do Sul.
Fávaro lembrou da prisão de um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), em São Paulo, após a invasão e destacou que quem repetir o fato será punido com os rigores das leis.
“Em hipótese alguma nós vamos compactuar com invasão de terra produtiva, em hipótese alguma isso será admitido. Essa mensagem é também do presidente Lula. Se nós repudiamos os atos de 8 de janeiro, na invasão do Congresso Nacional, temos que repudiar também os atos de invasão de terra produtiva. Não é assim que se constroem uma nação soberana, que cumpre as leis e respeita o direito individual”, frisou.
Vídeo: