O governador Mauro Mendes (União Brasil) encheu o presidente Lula (PT) de elogios durante o ato de entrega de 1.000 casas populares do Minha Casa Minha Vida, no Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande, nesta quarta-feira, 31 de julho. Em seu discurso, Mauro ressaltou o desempenho de Lula à frente da Presidência da República e destacou o perfil estadista do petista.
“Fico feliz porque o senhor, em muitos momentos, tem dado demonstração clara de como um estadista deve conduzir um país, olhando para todos, independente de concordar ou não. Democracia se faz com a vontade da maioria, mas, absolutamente, se faz olhando para todos”, afirmou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundos antes, Mauro citou o cenário de polarização radical que o país tem enfrentado nos últimos anos, com destaque para a intolerância, desrespeito e falta de amor ao próximo. As características apontadas pelo governador ganharam espaço nos últimos anos com a ascensão do bolsonarismo, ao qual Mauro esteve aliado.
Nesta quarta, foram dois eventos do governo federal. Com falas em ambas as cerimônias, o governador mudou completamente o tom de seus discursos. No primeiro, realizado no aeroporto de Cuiabá, Mauro também elogiou o presidente, mas de forma mais comedida, preferindo focar suas falas sobre a importância da infraestrutura para desenvolvimento do estado.
Já em seu segundo discurso, feito na entrega das casas, o governador tentou se aproximar mais do público presente. Além de mencionar o perfil estadista do presidente, Mauro também ressaltou que Lula tem olhar humanizado em sua gestão.
“Nós temos que olhar para todos como seres humanos, que merecem tratamento digno e respeito. E o senhor, presidente, tem dado essa demonstração. E é por isso que o senhor é um líder admirado por grande parte dos brasileiros”, afirmou.
Durante o evento, Mauro ainda foi alvo de um protesto de pescadores, que o vaiaram energicamente. Eles protestaram contra o Transporte Zero, lei estadual que proíbe o armazenamento, transporte e comércio de 12 espécies de peixes de rio em todo o território estadual. Essas poucas espécies, segundo os pescadores, representam 90% do pescado artesanal mato-grossense, o que, na prática, funciona como uma proibição da pesca artesanal.
Clique aqui para ler mais sobre o assunto
Mauro comentou sobre a lei com o presidente Lula, explicando que o caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive com decisão que já autorizou, por enquanto, a vigência da lei. Lula afirmou, porém, que irá analisar o caso dos pescadores.
VEJA VÍDEO