O pré-candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral (PT) assinou a carta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) com sugestões para o planejamento do uso sustentável do território urbano e outras ações que busquem melhorar a qualidade de vida da população.
Na ocasião, Lúdio apresentou à categoria propostas para reocupar e requalificar o Centro Histórico da cidade, instalando órgãos municipais e também um campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat). Além disso, o pré-candidato também se comprometeu com medidas de recuperação do Morro da Luz e programas para acolher a população em situação de rua e levar tratamento aos dependentes químicos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"É importante destacar que a Prefeitura tem que ter diálogo permanente com os conselhos. O protagonismo dos conselhos profissionais é necessário e a arquitetura e o urbanismo têm um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ao mesmo tempo a beleza da cidade", disse Lúdio. "Podemos fazer programas de habitação da Miguel Sutil para dentro, em áreas não identificadas e imóveis abandonados para promover o adensamento urbano", propôs o pré-candidato.
A carta do CAU foi entregue pela presidente da instituição, Lise Bokorni, e pelo assessor institucional e parlamentar, João Neto, em 1º de agosto, e propõe, entre outras medidas, a atuação em conjunto com arquitetos e urbanistas para a desenvolver estratégias de mobilidade urbana sustentável, promovendo o planejamento e soluções de transporte ecoeficientes e acessíveis, como ciclovias. Além disso, a entidade destaca a preocupação com medidas que incentivem a redução do uso de veículos particulares e promovam alternativas de deslocamento mais sustentáveis.
Outra proposta do CAU defende a requalificação das áreas urbanas informais e da assistência técnica pública e gratuita para o projeto e construção de habitação de interesse social. E também o desenvolvimento de projetos que respeitem a identidade cultural e arquitetônica da cidade, principalmente para contribuir com a preservação do patrimônio histórico.
“A ideia é apresentar aos candidatos a prefeitos algumas diretrizes e planos a serem executados durante a gestão. Por isso, a nossa agenda de reuniões segue sendo marcada e iremos dialogar com todos”, afirmou Lise Bokorni. Médico sanitarista, Lúdio prepara o plano de governo da sua gestão em Cuiabá e vai considerar os pedidos da categoria. O documento será apresentado à Justiça Eleitoral nos próximos dias.