Após o anúncio da redução de impostos do Governo de Mato Grosso, o deputado Ulysses Moraes espera que essa não seja uma estratégia eleitoreira que vai valer inclusive a partir do ano da eleição. O parlamentar afirma que torce pelo Estado, apoia redução de tributos e espera que esta redução não esteja maquiada.
“Desde 2019, o governador de MT vem aumentando radicalmente a carga tributária, taxou até o sol e já é o maior taxador da história. Só no primeiro quadrimestre deste ano a arrecadação subiu quase 30%, teve setor que aumentou a arrecadação em 60%. E quem pagou todos esses aumentos foi o povo, que é quem paga os impostos”, disse Moraes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Vale destacar que na reforma tributária de 2019 que o governador Mauro Mendes fez, teve item de material de construção que aumentou mais de 80%, além do aumento no preço dos remédios. “O governador taxou a cadeia alimentar até da comida e diversas outras coisas”.
Moraes destaca que ainda não teve acesso ao projeto escrito, por não constar no sistema da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), mas espera que essa redução dos tributos não seja maquiada.
Em fevereiro deste ano, o deputado já havia feito à indicação nº 1147/2021 pedindo que o governo de MT reduzisse o diesel de 17% para 12% como é em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, que é permitido, mas o governo de MT noticiou apenas a redução de 1%, ou seja, de 17% para 16%. Já em setembro, o parlamentar fez outra indicação de nº 6070/2021 para promover a redução das alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre a conta de energia elétrica de todos os consumidores mato-grossenses, no período em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fixar bandeira vermelha na geração de energia no país. Essa medida, inclusive, já é adota pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, Moraes mostra que apoia a redução de tributos e que já vinha trabalhando para que isso fosse feito em Mato Grosso.
“E vale lembrar que os aumentos que sofremos foi muito maior que esta redução proposta pelo governador. Enquanto o Estado de MT ficou rico, o povo perdeu poder de compra. Mauro Mendes quase transformou o povo em mendigo e agora quer dar esmola. É como te tomar R$ 100 e devolver R$ 5. Eu trabalho pelo povo na Casa de leis de MT, por isso se a redução for real, trabalharei para aprovar”, finalizou Ulysses Moraes.