ESG (Environmental, Social, and Governance) em português equivale a boas práticas empresariais relacionadas nos eixos: ambiental, social e de governança.
Adotar as diretrizes ESG na estratégia empresarial contribui para a empresa se inserir em uma agenda global que visa ativar esforços para promover um mundo mais justo, ambientalmente saudável e próspero. Além disso, as empresas que entendem que o ESG é estratégico, podem obter vantagens competitivas, melhorar a imagem da marca e atrair investimentos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Nos últimos 15 anos o entendimento dos impactos das ações empresariais, no aspecto ambiental e social ganhou maturidade e força no mercado. Esse movimento tem chamado as empresas a adotar posturas proativas com relação a responsabilidade socioambiental, além do previsto na legislação. Estar em conformidade legal é fundamental e importante, mas não é o suficiente para empresas que desejam ter destaque, competitividade e ser protagonista da transformação que o mundo precisa, começando pelo território onde atua.
Mas não basta fazer ações isoladas, como por exemplo, no eixo ambiental na gestão de resíduos, redução e compensação climática, programas de voluntariado, vale cultura para os colaboradores entre outras iniciativas, que são relevantes, mas precisam estar amarradas a uma estratégia empresarial, pois isoladas, correm o risco de se perderem na rotina da empresa ou de não serem incorporadas na cultura da empresa, não gerando resultados.
Inserir o ESG na estratégia da empresa é assumir o compromisso de incorporar as diretrizes que norteiam as boas práticas ambientais e sociais, no DNA da empresa. É sistematizar os processos, a luz dessas diretrizes, construir de forma participativa políticas internas e comunicá-las assertivamente para que todas as partes interessadas entendem facilitando assim, o processo de engajamento. É medir resultados e promover a melhoria contínua.
Adotar a agenda ESG geram muitas oportunidades para as empresas, facilita a possibilidade de investimento, contribui para reputação e vantagem competitiva, favorece a redução de custos, mitigação de riscos e aprimoramento da gestão.
Engana-se que essa, é uma agenda exclusiva de grandes empresas, os pequenos negócios também podem e devem adotar práticas ESG na gestão, pois serão igualmente impactados pelo mercado, caso não se atentarem para a importância dessas práticas no dia-a-dia do seu negócio.
Incorporar ESG na estratégia empresarial não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que busca competitividade no curto, médio e longo prazo, empresas visam um mundo mais sustentável, atuando de forma estratégica no mercado com visão de futuro.
*Helen Camargo de Almeida é analista do Sebrae MT