O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) diz que câmeras nas fardas dos agentes da Guarda Municipal não resolve o problema da segurança pública. A criação da guarda é uma promessa de campanha do prefeito Abilio Brunini (PL). Dias falou sobre o assunto ao tomar posse nessa quarta-feira, 1° de janeiro.
O vereador foi questionado por conta da futura GM armar seus agentes, assim como a Polícia Militar.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Isso não resolve a segurança pública. Tem uma discussão que eu vejo, uma dificuldade das pessoas fazendo leitura correta desse assunto é que essa discussão visa uma coisa: letalidade policial. Isso não diminui os mais de 41 mil homicídios que acontece não por policiais, mas por criminosos. Isso para mim é uma falácia, não concordo”, disse.
O uso das câmeras entrou em pauta após os casos de truculência policial da PM de São Paulo. Logo depois, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, definiu como obrigatório o uso de câmeras corporais durante operações.
Entretanto, a filmagem das ações dos agentes é repudiada em boa parte dos membros da direita no Brasil. Inclusive o prefeito Abilio se posicionou contrário.