O segundo turno para a Prefeitura de Cuiabá é disputado pelos candidatos Abilio Brunini (PL) e Lùdio Cabral (PT), ambos deputados com cargo vigente. Os dois já foram vereadores por Cuiabá e ambos também já disputaram o cargo de prefeito, tendo chegado ao segundo turno. O petista disputou a Prefeitura em 2012, quando perdeu para Mauro Mendes, e o liberal em 2020, quando Emanuel Pinheiro foi reeleito. Hoje, Lúdio é deputado estadual e Abilio, deputado federal.
Caso o candidato da direita vença a eleição, quem assume a vaga na Câmara Federal é o vereador por Rondonópolis, o empresário Rodrigo da Zaeli (PL), que obteve 6.965 votos no pleito de 2022 e ficou na segunda suplência. Ele herda o cargo de Abilio porque, com a morte da deputada Amália Barros, Nelson Barbudo (PL) assumiu sua vaga. Na eleição deste ano, o vereador disputou a reeleição para vereador em Rondonópolis, mas amargou a derrota, obtendo apenas 1.010 votos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Já a suplente do candidato Lúdio Cabral é a vereadora cassada por Cuiabá, Edna Sampaio (PT). Ela se envolveu no escândalo da "rachadinha" em seu gabinete e, devido a isso, perdeu o mandato por quebra de decoro. Na denúncia, prints de conversas da vereadora cassada com a ex-chefe de gabinete, Laura Abreu, em maio de 2023, mostrou como funcionava o esquema de “rachadinha” de valores de Verbas Indenizatórias - VI. Neste pleito, Edina tentou disputar à reeleição, mas foi barrada pela Justiça Eleitoral porque está inelegível.
A eleição ocorre no dia 27 (domingo) de outubro.