O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), já conseguiu a resposta sobre a possibilidade de concorrer pela quarta vez consecutiva à presidência do Poder Legislativo. No entanto, ele preferiu fazer mistério e disse que vai revelar o resultado aos demais parlamentares durante um jantar, que será realizado na casa da deputada Janaina Riva (MDB), na terça-feira, 22 de novembro.
Botelho comentou que está tranquilo em relação à decisão, mas não informou de que forma conseguiu a resposta. Recentemente, ele falou que protocolou uma consulta no Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da possibilidade de se candidatar à reeleição ao cargo. Ele também se reuniu com a equipe jurídica de seu partido para discutir o assunto.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O receio de Botelho é que se repita o mesmo que aconteceu no ano passado, quando o STF determinou a suspensão e posse dos eleitos da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. Sua recondução, pela terceira vez consecutiva, foi considerada inconstitucional na época, mas um ano depois, ele conseguiu retornar à função.
“Nós já temos, mas primeiro vou comunicar os deputados, nós vamos fazer uma reunião amanhã à noite, nós vamos ter um jantar na casa da deputada Janaina Riva junto com os deputados e vamos comunicar todos eles a decisão e discutir o encaminhamento”, disse em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, 21 de setembro.
Alguns parlamentares criticam a “insistência” dele em permanecer no cargo por vários anos, sem dar oportunidade a outros. Nos bastidores, comenta-se que caso não consiga a presidência, Botelho pode fazer dobradinha com o deputado Max Russi (PSB), atual primeiro-secretário, concorrendo à primeira-secretaria e Russi na presidência.
Além da reeleição a presidente, ainda está no radar do deputado a possibilidade de ser candidato a prefeito de Cuiabá, em 2024.
A eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia será realizada em fevereiro de 2023.