A Prefeitura de Cuiabá irá decretar estado de emergência por causa das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A informação foi revelada pelo próprio prefeito Abilio Brunini (PL) na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro. O chefe do Executivo explicou que aguarda somente os dados e índices sobre o cenário epidemiológico da capital, que não estão atualizados.
"Estamos levantando os dados para fazermos a publicação, que precisa ser respaldada pelos índices, que não estão atualizados", explicou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 2024, Cuiabá teve 5 mortes por dengue durante o ano passado. A publicação aponta que houve alta de cerca de 85% nos casos de dengue em 2024, na comparação com o ano anterior. O que chama atenção, porém, é o avanço da chikungunya, que cresceu mais de 8.000% no ano.
Já em 2025, a capital apresenta números diferentes. Segundo o boletim da SES, houve queda de quase 50% nos casos de dengue durante as duas primeiras semanas de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A chikungunya, porém, continua sendo uma ameaça, com aumento de 533%.
VEJA OS DADOS DA SES: