O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sinalizou nesta terça-feira, 29 de outubro, que deve manter a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e do Hospital São Benedito. Questionado sobre o futuro da empresa em sua gestão, Abilio afirmou que ambos os hospitais estão habilitados pelo Ministério da Saúde, o que dificultaria uma migração imediata para a Secretaria Municipal de Saúde.
Abílio não confirmou se pretende manter a empresa, mas destacou a complexidade e o tempo necessário para qualquer mudança.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"O HMC e o Hospital São Benedito estão vinculados à Empresa Cuiabana e habilitados pelo Ministério da Saúde. Para mudar essa estrutura, teria que haver uma transição longa, tentando migrar essa habilitação para a Secretaria de Saúde. Não é uma decisão que se toma de imediato", afirmou.
Abilio também frisou a importância de preservar os postos dos profissionais selecionados por meio de processos seletivos.
"É preciso respeitar quem foi qualificado pelo processo seletivo, e a continuidade deve ocorrer dentro da normalidade”, concluiu.
ALVO DE INVESTIGAÇÕES
Recentemente, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública esteve no foco da Polícia Civil em uma investigação que apura crimes de peculato, contratação ilegal e associação criminosa. Em setembro, a Operação Athena cumpriu 16 mandados judiciais contra suspeitos de envolvimento em supostas irregularidades na empresa entre 2021 e 2024.
VEJA VÍDEO: