A guerra entre facções criminosas pode estar se aproximando do fim ou, ao menos, de uma trégua entre os membros do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso. A possibilidade do cessar-fogo entre os faccionados foi repercutida em um comunicado oficial da cúpula do Comando Vermelho, que viralizou nesta quarta-feira (12).
No comunicado, assinado pelo Conselho Final do Comando Vermelho, é dito que a trégua ainda não está acertada oficialmente, mas que conversas entre as facções estão acontecendo e que nesse ínterim, até segunda ordem, está proibido todo tipo de ataque contra membros do Primeiro Comando da Capital por parte do Comando Vermelho.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundo uma reportagem publicada pelo portal Metrópoles nesta semana, a trégua estaria atrelada a uma pressão contra o governo pra flexibilizar as regras do Sistema Penitenciário Federal (SPF), onde os principais líderes do Comando Vermelho e do PCC estão encarcerados sob rígidas restrições.
Leia aqui: PCC e CV articulam trégua e planejam ofensiva histórica
A guerra entre as facções, que se desenrola há décadas, colocou Mato Grosso no topo do ranking da violência nacional, com Sorriso, uma cidade localizada a 378 km de Cuiabá, despontando com a cidade mais violenta do Centro-Oeste dado o conflito entre as facções criminosas. Os dados são do último Atlas da Violência, publicado ano passado.
No documento, que apresenta os dados do ano de 2023, Sorriso aparece com uma taxa de 77,7 de homicídios a cada 100 mil habitantes, um número 10% maior que em 2022, quando a cidade ocupava a 6ª colocação no ranking das mais violentas do Brasil.
Em números absolutos, Sorriso teve 86 mortes violentas no ano de 2023. A cidade foi palco de episódios escabrosos de violência, como as mortes decorrentes da guerra entre facções criminosas rivais, que disputam o controle do tráfico de drogas no município.
Relembre aqui: Sorriso sobe em posições e se torna a 4ª cidade mais violenta do Brasil