Sem planejamento e organização, é impossível alcançar resultados satisfatórios e desejáveis.
O planejamento e a organização têm que ser algo efetivo na vida das pessoas. Para o estudante que deseja ser aprovado em concursos, é primordial realizar um cronograma de estudos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Sobre planejamento de forma geral, no filme “Alice no País das Maravilhas”, há um diálogo interessante: “Alice: você poderia me dizer qual o caminho que devo seguir? Gato: Depende muito de onde você quer chegar. Alice: Não me importa muito onde quero ir. Gato: Neste caso, não faz diferença por qual caminho seguir”.
A verdade é: se não sabemos para onde desejamos ir, qualquer lugar servirá. O concurseiro deve planejar os seus estudos para obter sucesso. Todavia, não basta estacionar a sua vida no planejamento, é indispensável que haja ação! Por isso apresentamos o planejamento de estudos, também conhecido como cronograma de estudos.
Mesmo com o planejamento e a organização, ou seja, pensar o futuro hoje, é possível que ocorram variações, situações imprevisíveis e outros fatores. Diante disso, você, estudante, deve ter flexibilidade, se adaptar às mudanças e ajustar o planejamento, conforme as palavras de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Para que serve um cronograma de estudos? Como já foi dito, o cronograma é o nosso planejamento, ele é o fio condutor da aprovação. Concentre-se naquilo em que você tem o controle, que é o caso do planejamento. Sem o cronograma é muito difícil ser aprovado. O cronograma serve para organizar a sua vida diária de estudos.
Em sites, aplicativos e livros, existem diversos cronogramas de estudos que podem ser copiados e aplicados para a sua forma de estudar. Se quiser, com base em um modelo, você pode desenvolver algo que se adeque à sua realidade. Não importa a forma do cronograma, o mais importante é utilizá-lo como organizador dos seus estudos.
Ao final deste livro, eu apresento o GERENCIAMENTO DE ESTUDO, que entendo ser bem adequado, pois já apliquei com alunos, coachees e outras pessoas. Se o estudante quiser, ele, com certeza, estará na frente dos demais concorrentes aplicando esse cronograma.
As premissas básicas do meu cronograma de estudos incluem: leitura + exercícios + memorização + simulados + atividades físicas.
No cronograma, teremos as disciplinas, com os dias e horários a serem dedicados ao estudo. Além disso, você deve contabilizar os resultados, entre o planejado e o executado: diários, semanais, mensais e trimestrais.
Quando você montar o seu plano de estudos, vai perceber que ele lhe dará segurança, calma e tranquilidade para estudar, porque normalmente, antes de iniciar o estudo, a grande maioria dos estudantes entende que é impossível ver todo o conteúdo.
Com o cronograma, você criará um novo hábito! Daqui a dois meses, com certeza você fará isso com tranquilidade e de forma automática. É necessário ter muita persistência para cumprir as metas.
Você deve construir um cronograma que seja real e possível de executar. É indispensável determinar a quantidade de tempo para os estudos e as demais atividades, como higiene pessoal, manutenção da casa, transporte, alimentação, descanso, atividade física, dentre outras ações diárias.
É relevante fazer uma autoavaliação para saber quais são os pontos fracos e os pontos fortes, em relação a cada disciplina estudada, para fazer as devidas alterações e modificações, a fim de alcançar um bom desempenho no estudo.
Você deve assinar um compromisso consigo mesmo, de manter-se organizado e ser um executivo nos estudos. Determine o tempo dedicado para estudar e seja rígido no que tange ao respeito a esse tempo delimitado.
Mantenha o foco no cronograma de estudos, pois ele mostrará os seus resultados. Faça uma avaliação para saber se está evoluindo ou não no aprendizado. Cumpriu as horas de estudos estipuladas? Se sim, divirta-se e continue a sua jornada!
*Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.