E Jesus terminou, dizendo: Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. Mateus 25:13
A parábola dos talentos está registrada na Bíblia no livro de Mateus 25:14-30; tendo o mesmo contexto registrado em Lucas 19:11-26 e Marcos 13:32-37.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O contexto da parábola está direcionado para como devemos gerenciar a nossa vida antes de reencontrar-nos com Jesus, isto é, a sua segunda vinda a este mundo.
Quando Jesus contou a parábola, Ele estava próximo de Jerusalém. Os discípulos e as pessoas que estavam próximas a Ele desejavam que Cristo fosse o rei terrestre, contudo, o Mestre apresentava a eles um reino futuro que um dia iria chegar, o qual é chamado de Nova Jerusalém.
É com essa perspectiva que devemos analisar a parábola dos talentos para que, assim, consigamos entender as minúcias das palavras do texto bíblico.
O nosso tempo é um dom precioso dado por Deus. Nós não devemos desperdiçar esse presente. É indispensável que tenhamos inteligência e sabedoria para saber aproveitar o tempo oferecido por Deus a cada um de nós. O tempo ofertado a nós deve ser aplicado com trabalho diligente para a obra do Senhor, e não para um trabalho ocioso ou inócuo.
Por isso a ordem é: vigie, fique esperto, fique ligado, esteja atento para vislumbrar o momento futuro que é o retorno de Cristo.
Deus deseja que cada um de nós possa aproveitar o nosso tempo; não em quantidade, mas sim com qualidade. Que esse tempo seja aprimorado e que seja cuidadosamente aplicado para a obra de Deus.
A minha pergunta para você é: como você tem aplicado o seu tempo? O seu tempo está voltado para um futuro próspero com Jesus? Quanto tempo você tem dedicado a Ele? Quanto tempo você dedica às pessoas próximas a você?
Nos próximos textos estaremos aprofundando o estudo pormenorizado da parábola que nos prepara para adentrarmos o Reino de Deus.
Essa parábola visa nos preparar para um futuro melhor, eterno e feliz. Que possamos usufruir o tempo concedido a nós por Deus com ocupações úteis e pertinentes, pensando no reino dEle. Para isso, precisamos nos capacitar, nos preparar e aguardar.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.