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Opinião Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 06:46 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 06h:46 - A | A

RAISSA ANBO

A importância das conversas difíceis

Raissa Anbo*

 

No ambiente de trabalho, assim como em nossas vidas pessoais, muitas vezes nos deparamos com situações desconfortáveis que preferiríamos evitar. Seja lidando com um colega de equipe cujas ações nos incomodam ou enfrentando um desentendimento com o nosso superior, o medo do confronto e o receio de causar atritos podem nos levar a evitar conversas que consideramos difíceis. No entanto, é crucial entender que evitar esses diálogos pode criar barreiras nos relacionamentos interpessoais e prejudicar a dinâmica da equipe, assim como o nosso próprio desenvolvimento.

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A Necessidade de Clarificar as Intenções

Muitas vezes, interpretamos as ações e palavras dos outros de forma diferente de suas verdadeiras intenções. Isso pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e conflitos não resolvidos. Para evitar deixar dúvidas "no ar" é fundamental termos conversas difíceis quando necessário.

Não estou dizendo que é fácil, porque, definitivamente, não é. Esse passo requer coragem, autenticidade e até um pouco de vulnerabilidade. É preciso ter a disposição de expor, de forma verdadeira, o que nos incomoda e como nos sentimos em relação a determinadas situações. Isso pode ser assustador, mas é essencial para manter a transparência e a honestidade.

Antes de tomar a iniciativa, é importante que você se sinta minimamente confortável com a pessoa que irá conversar, porque ter uma conversa difícil é “uma faca de dois gumes”, é claro que você não irá chamar alguém da alta autarquia para realizar essa conversa. Se for alguém distante de você e do seu dia a dia, analise se realmente vai fazer sentido; caso não consiga ter uma visão clara de como ela vai reagir, pode ser que, em vez de resolver, você acabe criando um problema maior ainda.

Como dar esse passo tão desafiador?

Para iniciar uma conversa difícil, convide a pessoa para um local aconchegante, seguro e até mais informal, onde ambos se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e que não sejam interrompidos até a finalização. Deixe claro que você tem muito apreço pela pessoa e por esse motivo, gostaria de entender melhor sobre a determinada situação, em vez de realizar suposições próprias. Abra o seu coração a respeito de como se sentiu, deixando claro que você quer resolver e não levar nada consigo, para que não fique nenhuma “torta de climão” entre vocês.

A importância de um ambiente de trabalho acolhedor

Para que os colaboradores se sintam confortáveis para ter conversas difíceis, é fundamental criar ambientes de trabalho acolhedores e empáticos. Os líderes devem desempenhar um papel crucial nesse sentido, demonstrando maturidade e responsabilidade para ouvir, receber e conduzir essas conversas de forma assertiva.

Ele precisa promover a confiança e o respeito entre os membros da equipe. Isso significa que os colaboradores devem se sentir seguros para expressar seus pontos de vista, mesmo que sejam diferentes dos outros. A diversidade de pensamento precisa ser valorizada e vista como uma oportunidade para o aprendizado e a inovação.

É importante, também, que os colaboradores sejam incentivados a abordar os problemas de frente, em vez de ignorá-los ou evitá-los. As conversas difíceis devem ser vistas como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, e não como algo a ser temido.

Construindo Relacionamentos Fortes

Ter conversas difíceis no ambiente de trabalho é essencial para construir relacionamentos fortes e saudáveis. Ao enfrentar os desafios de frente, podemos evitar mal-entendidos, resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, além do seu desenvolvimento emocional, que fará grande diferença no dia a dia.

Então, da próxima vez que você se encontrar diante de uma conversa difícil, lembre-se: a coragem de ser autêntico e vulnerável pode levar a uma comunicação mais clara e relacionamentos mais fortes.

* Raissa Anbo é especialista em marketing pela USP/Esalq, com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de Cuiabá. Coordenadora de Marketing e de Pessoas. https://www.linkedin.com/in/raissaanbo/

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