Circula nas redes sociais um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU) do líder do grupo sul-coreano BTS, Kim Namjoon. A tradução que a acompanha cita elogios ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Mas ela é #FAKE.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"Ficamos sabendo do ótimo governo que o Bolsonaro vem fazendo no Brasil durante esses últimos anos. É um governo incrível e soube se virar bem durante essa pandemia que abalou o mundo todo. Nós admiramos a sua brava luta contra o comunismo e a imprensa de seu país que tenta manchar a imagem de um presidente honesto. Nós da Coreia do Sul e membros do BTS apoiamos totalmente Bolsonaro e o seu governo no Brasil. Vocês estão de parabéns e merecem respeito, assim como todos os brasileiros", diz a postagem falsa.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A mensagem enganosa começou a repercutir cerca de dois meses após a participação do conjunto musical de k-pop na 76ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos EUA.
Mas em nenhum momento foram feitas menções ao Brasil, muito menos a Bolsonaro.
À ocasião, em 20 de setembro, Namjoon, conhecido pelo nome artístico RM, disse que foi "uma honra" para o grupo ter recebido aquele convite. Os idols, parceiros da Unicef desde 2017 na campanha Love Myself (ame a si mesmo) para acabar com o bullying e promover a autoestima, discursaram durante o momento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Década de Ação.
Na fala, RM contou ter conversado com jovens ao redor do mundo sobre seus sonhos e expectativas para o futuro e destacou a atuação dos que decidem se especializar em formas de melhorar a relação da humanidade com o planeta, visando a construir maneiras sustentáveis de menor impacto negativo.
"Se acreditarmos nas possibilidades e na esperança, quando o inesperado acontece não vamos perder nosso caminho, mas vamos descobrir novos."
O BTS, formado por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V, Jungkook, gravou uma apresentação de "Permission to dance", que começa no salão das Nações Unidas e termina em meio às pessoas, em Manhattan. Ao fazer a introdução para o vídeo especial, RM reforçou que o grupo desejou passar sua mensagem de superação da pandemia por meio dessa música.
O grupo já havia discursado na ONU em 2018 e na Assembleia Geral de 2020, que ocorreu remotamente.