Com a segunda pior campanha dentro de casa jogando no Campeonato Brasileiro, o Cuiabá voltou a tropeçar como mandante. Desta vez, o algoz foi o Botafogo, que o venceu por 1 a 0, nesta quinta-feira, 22 de junho. Com isto, em cinco jogos sob seu domínio, o Dourado somou apenas dois pontos de 15 possíveis. Diante da situação, o técnico do Cuiabá, António Oliveira, encontrou uma solução.
Após o apito final, o treinador Auriverde concedeu entrevista coletiva e brincou com os jornalistas, afirmando que o clube precisa jogar todas as partidas do Brasileirão fora de casa. Atuando como visitante, o Dourado tem a terceira melhor campanha da competição, ficando atrás apenas de Botafogo e Atlético Mineiro.
“Temos que pedir à CBF para jogar todos os jogos fora! (risos) Acho que é um momento que estamos vivendo, mas que vai ser ultrapassado[...] Não podemos massacrar muito esta situação porque é passageira que já se arrasta em cinco jogos em casa, mas ainda faltam 14 jogos em casa. Portanto vamos tentar equilibrar este balanço entre jogar em casa e jogar fora”, afirmou
O treinador ainda fez uma comparação, dizendo que se a campanha dentro de casa fosse semelhante a de quando joga como visitante, o clube estaria na primeira parte da tabela. Dentro de casa, o clube tem apenas 13,33% de aproveitamento e fora de seus domínios o clube aproveitou 55,56% dos pontos. Se a porcentagem fosse semelhante na Arena Pantanal, o Dourado teria aproveitado ao menos oito pontos de 15 disputados até então. A pontuação hipotética somada ao que ganhou longe da Arena faria o Cuiabá totalizar ao menos 18 pontos, ocupando a sexta colocação.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Se tivéssemos os pontos que conseguimos buscar fora de casa estaríamos na primeira parte da tabela. Mas não vamos dramatizar e perceber que estamos no caminho certo, mas o que fizemos ainda é insuficiente e os jogadores sabem que precisamos trabalhar mais”, disse.
Na próxima partida, o Cuiabá tem a chance de ampliar suas vitórias na competição. O duelo será contra o vice-lanterna da competição, o Vasco da Gama, que tem apenas quatro pontos. A partida será disputada em São Januário, na segunda-feira, 26 de junho, às 20h (horário de MT).
Para o confronto, o Cuiabá pode tentar se aproveitar do retrospecto ruim do Cruzmatino dentro de casa. Com apenas um ponto em cinco jogos, o clube é pior mandante da competição, além disso, o clube vem de seis derrotas seguidas no Brasileirão. No entanto, Oliveira prega respeito ao adversário.
“Acho que as grandes equipes a qualquer momento podem se reerguer novamente. Nós não cremos que ela vá se reerguer contra nós, essa é a nossa missão. Sei que a partir de amanhã, os jogadores (do Cuiabá) vão se focar e concentrar rapidamente naquilo que vai ser mais um jogo difícil deste campeonato, que eu acho que está cada vez mais desafiante”, encerrou.
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvalho