A temporada 2024 das competições da Brasil Rugby dará o pontapé inicial neste sábado, 13 de abril, com o início do BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais. O torneio contará com duas categorias, o feminino adulto e o masculino sub-19, ambos com as mesmas seleções participantes: São Paulo Capital, São Paulo Vale, Rio de Janeiro, Paraná e Centro-Oeste.
Atual bicampeão do BR XV, a seleção do Centro-Oeste busca o tricampeonato e já vai largar com uma vitória na conta. A seleção do Paraná desistiu de jogar a primeira etapa, que seria disputada em Cuiabá, concedendo uma vitória por WO às atuais campeãs.
Desta forma, a abertura da temporada será marcada pelos confrontos entre São Paulo Capital e Rio de Janeiro, que serão realizados no CERET, em São Paulo, no sábado. As seleções adultas femininas entrarão em campo às 11h, enquanto o embate dos times M19 masculinos está marcado para as 15h30.
São Paulo Capital, vice-campeão nas duas categorias em 2023, é considerado um dos favoritos para ambas as competições. Enquanto isso, o Rio de Janeiro busca uma evolução após ter alcançado a semifinal em 2023 no feminino e o 5º lugar no masculino M19.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O BR XV adotou um novo formato este ano. Nas duas categorias, os cinco times se enfrentarão em um sistema de todos contra todos, em turno único, com um total de quatro partidas para cada equipe. O melhor colocado ao final será coroado como campeão. A mudança representa uma evolução em relação aos últimos dois anos, quando o campeonato contava com uma fase de jogos em tempo reduzido, seguida de semifinais e final em tempo integral. Com o novo formato, a Brasil Rugby visa proporcionar jogos de melhor qualidade aos times envolvidos.
Renato Occhionero, diretor de Torneios e Desenvolvimento da Brasil Rugby, destacou a importância do BR XV para o desenvolvimento do rugby nacional.
"O BR XV busca fomentar o rugby nacional a partir das seleções regionais e da parceria com as federações, que por sua vez têm se aproximado cada vez mais dos clubes, num processo importante de desenvolvimento do jogo e dos atletas. Tanto o rugby XV feminino como o masculino juvenil estão sendo fomentados a partir desse modelo, que permite um trabalho coletivo entre clubes, federações e Confederação", afirmou.
Além disso, o fomento ao Rugby XV feminino ganha destaque neste ano com o avanço do projeto da Seleção Brasileira. As Yaras terão a oportunidade em 2024 de buscar a classificação inédita para a Copa do Mundo de 2025, ao disputarem as eliminatórias contra a Colômbia. Pela primeira vez, a América do Sul terá uma vaga direta no Mundial.
Todos os jogos do BR XV estarão disponíveis na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.