A primeira zebra da Copa do Mundo do Catar resolveu aparecer nesta terça-feira, 22 de novembro, com a vitória improvável da Arábia Saudita sobre a Argentina. Os ‘hermanos’ haviam chegado à competição como umas das seleções favoritas ao título, mas a derrota na estreia pode complicar a campanha argentina.
Foi uma reviravolta emocionante. Os árabes perderam no primeiro tempo por 1 a 0, mas buscaram a virada em apenas cinco minutos da segunda etapa e terminaram a partida com o placar de 2 a 1.
A equipe argentina não perdia em estreias de Copa desde 1990. De quebra, os argentinos ainda perderam a chance de igualar o feito da Itália como a seleção com a maior sequência invicta da história. Com a derrota, a Argentina perde a invencibilidade de 36 jogos, e a Azurra mantém seu recorde de 37 jogos sem perder.
O tão badalado ataque argentino, composto por Lionel Messi, Lautaro Martínez e Di Mária, não funcionou. O craque da camisa 10 até marcou em cobrança de pênalti, mas ficou abaixo de seu desempenho habitual.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Após o choque mundial, Messi demonstrou abatimento e confessou que estava certo de uma vitória da equipe na estreia. Porém, prometeu foco para os próximos jogos.
“Estamos mortos. É um golpe muito duro. Não queríamos estrear dessa maneira. Queríamos vencer, para dar tranquilidade. Esse momento é de focar na fortaleza, na união do grupo. É o momento de estarmos mais unidos do que nunca”, afirmou.
Dentro de campo, mesmo com a vitória parcial na primeira etapa, a Argentina já demonstrava um baixo nível técnico. O desempenho fraco se confirmou no segundo tempo e até piorou. Apesar da má partida, o técnico da Argentina, Lionel Scaloni, se declarou surpreso com a virada da Arábia Saudita em tão pouco tempo.
“É difícil de assimilar, porque em quatro ou cinco minutos marcaram os dois gols, nos únicos chutes ao gol. Não há outra opção a não ser levantar. Temos que vencer os próximos dois jogos. Não temos que analisar mais do que isso. Hoje é um dia triste, mas cabeça erguida e seguimos”, disse.
Pelo lado vencedor, o autor do segundo gol da Arábia Saudita, Salem Al-Dawsari, afirmou que a equipe não veio a passeio para a Copa e aproveitou para agradecer o apoio dos torcedores após o apito final.
“Estou muito feliz pela vitória. A seleção saudita sempre acreditou. Não viemos só para participar. Viemos para lutar e batalhar a cada jogo. Graças a Deus conseguimos hoje, graças ao público que nos apoiou a partida inteira. Recebemos o apoio dessa torcida maravilhosa e nos deu frutos”, afirmou.
As duas equipes voltam a campo para a segunda rodada da competição no próximo sábado (26). A Arábia Saudita tenta somar mais três pontos diante da Polônia, às 9h, enquanto a Argentina enfrenta o México, às 15h. Todos os horários estão no fuso horário de Mato Grosso.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Soares