O Cuiabá viveu mais uma noite amarga na Arena Pantanal, ao ser derrotado de virada pelo Flamengo por 2 a 1, na quarta-feira, 20 de novembro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi o prego no caixão do Dourado, deixando-o virtualmente rebaixado à Série B, com 99,83% de chances de queda, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
O Cuiabá segue na penúltima colocação, com 29 pontos, oito atrás do primeiro clube fora do Z-4, o Fluminense, que ainda tem uma partida atrasada.
O goleiro Walter, ídolo da torcida e jogador com mais partidas pelo clube, completou 200 jogos com a camisa do Cuiabá, mas viveu o marco com tristeza. Após a partida, o arqueiro de 37 anos desabafou sobre o momento delicado da equipe e indicou uma possível saída caso o rebaixamento seja confirmado.
“Estou bem triste hoje. Na tabela, estamos cada vez mais longe do nosso sonho de permanecer na Série A. Eu gosto daqui, amo esse lugar, criei um vínculo com a torcida, com a cidade, o clube. Fiz 200 jogos hoje, mas trocaria tudo pela permanência na Série A”, disse Walter em entrevista à TV após o jogo, visivelmente abatido.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Com contrato até o final da temporada, Walter afirmou que ainda não há negociações para renovação, o que provavelmente só aconteceria caso o time continuasse na Série A.
“Não tem proposta, meu contrato acaba. Não tem uma situação que possa ser renovado, só teria se (o Cuiabá) ficasse na Série A, como já era um adicional. Quando fecha 100% do rebaixamento, acaba sendo um adeus. Mesmo assim vou honrar ao máximo o que o clube me propôs para estar aqui, mas a tristeza é grande”, lamentou.
A derrota para o Flamengo ampliou o jejum de vitórias do Cuiabá para seis partidas. Além disso, o time acumula cinco jogos consecutivos sem marcar gols, um reflexo da crise ofensiva e da dificuldade em reagir na reta final da competição.
Já o Flamengo, com o resultado, chegou aos 62 pontos, manteve-se na quarta colocação e garantiu mais uma rodada no G-4.
CAMPANHA FRUSTRANTE
Desde que estreou na Série A, em 2021, o Cuiabá sempre precisou lutar na parte de baixo da tabela, para escapar do rebaixamento. Porém, a campanha de 2024 se tornou insustentável, especialmente após a saída do técnico Antônio Oliveira, que salvou o clube do rebaixamento na temporada anterior e vinha fazendo um brilhante trabalho até ser contratado pelo Corinthians, para ser demitido poucos meses depois.
Além disso, erros dentro e fora de campo, apontados pelo próprio Walter, foram determinantes para o desempenho ruim da equipe. Apesar do cenário praticamente irreversível, o goleiro garantiu que seguirá comprometido com o clube até o fim da temporada.
“Eu não sou de demonstrar emoção, mas por dentro pode ter certeza que estou muito triste. Vamos seguir lutando enquanto houver chance”, afirmou.
No sábado, 23, o Cuiabá encara o Juventude, fora de casa, em um confronto direto na luta para escapar do rebaixamento. Com apenas quatro jogos restantes, o Dourado precisa de um milagre para seguir na elite do futebol brasileiro.