O empresário Mariano Balabam (PSB) lidera as intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Rosário Oeste (104 km de Cuiabá). Pesquisa realizada pela Percent Brasil e divulgada nesta sexta-feira, 15 de agosto, mostra o pré-candidato com 40,3% das intenções de voto, na modalidade estimulada, quando uma relação dos nomes é apresentada ao entrevistado.
Esta é a primeira disputa eleitoral de Mariano.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
1º: Mariano Balabam (40,3%);
2º: Alex da Farmácia (28,8%);
3º: Dr. Carlinhos (7,5%);
4º: Luiz Fernando (2%).
Nulo/Branco: 20,7%
NS/Indeciso: 0,7%
A segunda colocação é ocupada pelo atual prefeito Alex da Farmácia (União Brasil), que tentará a reeleição. Ele aparece na pesquisa com 28,8% das intenções de votos.
Na terceira colocação está o pré-candidato Dr. Carlinhos (Pode), com 7,5%, que disputa seu primeiro cargo eletivo este ano.
Atrás dele configura o pré-candidato Luiz Fernando (MDB), com 2,0%. Esta é a quarta disputa eleitoral dele. Luiz Fernando se candidatou a vereador em 2012, mas não foi eleito. Em 2016, se lançou à Prefeitura, mas foi considerado inapto. Ele também disputou em 2020, mas não se elegeu.
Eleitores que declararam voto em Branco ou Nulo somaram 20,7% dos entrevistados, enquanto 0,7% se declararam indecisos ou não souberam responder.
ESPONTÂNEA
A pesquisa também mostra o cenário de Rosário Oeste na modalidade espontânea. Neste formato, o entrevistador não apresenta nenhuma relação de nomes aos eleitores. Veja abaixo:
1º: Mariano Balabam (32,5%);
2º: Alex da Farmácia (23,3%);
3º: Dr. Carlinhos (6,0%);
4º: Luiz Fernando (1,5%).
NS/Indecisos: 36,7%
REJEIÇÃO x APROVAÇÃO
A pesquisa também mostra os índices de aprovação da gestão Alex da Farmácia e a rejeição dos pré-candidatos perante o eleitorado. Sobre o primeiro item, 37,3% da população aprova a atual gestão, enquanto 60,1% a reprova. Outros 2,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam ao questionamento.
Em relação à rejeição dos pré-candidatos perante à população, o líder das intenções de voto, Mariano Balabam, é o menos rejeitado. A pesquisa aponta que ele tem 3,7% de rejeição. O ranking é puxado pelo atual prefeito, em quem 25% dos entrevistados afirmaram não votar de jeito nenhum.
O segundo colocado no quesito rejeição é Luiz Fernando, com 12,5%, seguido pelo Dr. Carlinhos, que soma 6,8%.
Outros 14,3% dos entrevistados afirmaram não ter rejeição a nenhum candidato, 33,7% não souberam e 4% não responderam.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Percent Brasil e foi registrada sob o número MT-008415/2024 e ouviu 400 pessoas entre os dias 10 e 12 de agosto. O levantamento foi realizado pela técnica Survey de Opinião (com aplicação de entrevistas pessoais em domicílio). O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,83%, para mais ou para menos.
*Nota da edição: Houve um erro de digitação na primeira publicação deste texto, no número de indecisos da pesquisa estimulada, fazendo com que o total de respostas ultrapassasse 100%. O erro foi corrigido pouco depois, assim que detectado por um leitor. O Estadão Mato Grosso reforça que o erro foi apenas na digitação e o gráfico que acompanha a pesquisa, logo abaixo, não apresenta o mesmo equívoco.