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Eleições 2020 Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 17:41 - A | A

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LOGÍSTICA

Kalil projeta novo Plano de Mobilidade Urbana, com faixas exclusivas para ônibus

Na gestão atual, 70% da frota de ônibus foi renovada, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Contudo, o candidato considera ser primordial a redução do tempo de espera

Assessoria

Com o desenvolvimento da cidade industrial nas últimas décadas, Várzea Grande acabou crescendo de forma desordenada. Os grandes espaços urbanos e a distância entre uma região e outra da cidade, criou um novo desafio que deverá ser encarado pelo próximo gestor – a criação de um novo Plano de Mobilidade Urbana. Consciente de sua missão caso seja eleito, o candidato a prefeito, Kalil Baracat (MDB), assumiu o compromisso de adequar o Plano à nova realidade da urbanística.

“Precisamos criar um modelo de mobilidade que promova melhorias na qualidade de vida do cidadão, planejando, concomitantemente, o crescimento e a ocupação dos espaços urbanos de forma estruturada e sustentável e, mais do que isso, a necessidade de locomoção do cidadão por esses espaços. Afinal, um trânsito melhor reflete, diretamente, na qualidade de vida do cidadão”, observou Kalil.

Entre as propostas para melhorar a mobilidade urbana estão a implantação da onda verde no conjunto semafórico em pontos de maior tensão, visando evitar engarrafamentos e dar maior fluidez ao trânsito, especialmente na região central. Outra ideia é a criação de corredores exclusivos para ônibus. Quanto à licitação do transporte público, cuja concessão encontra sub judice, Kalil assegura a realização de um novo certame assim que houver segurança jurídica para tal.

“O trabalhador que depende do transporte coletivo, fica no ponto de ônibus até 40 minutos. E, quando chega, fica muito tempo dentro do transporte, já que há baixa fluidez especialmente nos horários de pico. Quem não se irrita e se aborrece desse jeito? Por isso, quero implantar as faixas exclusivas de ônibus nas principais avenidas e, também, implantar a onda verde nos semáforos”, explica Kalil.

Kalil também pretende fazer a integração entre os modais de transportes, seja com o VLT ou BRT. No plano de mobilidade proposto por Kalil, os ciclistas também serão contemplados com novas ciclovias e ciclofaixas. Os pedestres também serão contemplados. “Projetamos a implantação de passarelas ao longo da avenida da FEB, caso o modal proposto para avenida seja mantido. Aliás, eu e o governador do Estado, Mauro Mendes, temos conversado muito sobre qual a melhor solução para isso”, pontuou Kalil.

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