Dollar R$ 5,68 Euro R$ 6,15
Dollar R$ 5,68 Euro R$ 6,15

Economia Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 07:33 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 07h:33 - A | A

TRILHOS NO ARAGUAIA

Ministro promete leilão de ferrovia em MT nos próximos meses

Com previsão de chegar a Água Boa, FICO deve ser leiloada em pacote que inclui ferrovia em construção na Bahia

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou nesta quinta-feira, 4 de maio, que pretende lançar nos próximos meses a licitação para concessão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). Construída pela Valec, a ferrovia deve chegar até Água Boa, no coração do Araguaia, dentro dos próximos anos.

“Nós vamos soltar nos próximos meses a licitação da Ferrovia de Integração Centro Oeste. Há muitos anos o estado de Mato Grosso espera pela chegada de uma ferrovia e vai acontecer exatamente agora. Não tem sentido que um Estado com grande produção seja obrigado a transportar 100% do que produz por rodovias, em pleno século 21”, disse o ministro, durante o ato de assinatura da concessão da BR-163 à MT Par.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Este será o primeiro leilão de ferrovias do governo Lula (PT), que trabalha para apresentar o projeto à iniciativa privada até o final do primeiro semestre. A ideia preliminar é oferecer a concessão da Fico em um pacote que inclui dois trechos da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol).

A Fico e a Fiol se conectam com a Ferrovia de Integração Norte-Sul, o que viabiliza o acesso aos portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP). Uma das ideias "na mesa" é transformar essa ferrovia em um único corredor de leste a oeste do país, pois o traçado da Fiol ainda não foi completamente definido.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

traçado FICO

“A ferrovia pode se transformar num corredor chamado Fico x Fiol, com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia, para facilitar o escoamento da produção do Brasil Central”, antecipou o ministro.

A primeira etapa da Fico tem 383 quilômetros de extensão, saindo de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT). Esse trecho está sendo construído pela mineradora Vale, com um investimento de R$ 2,73 bilhões. A Vale construirá a ferrovia em contrapartida à renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Até o momento, há 80 quilômetros de frente de obras liberadas, já com licenciamento ambiental. Os primeiros trilhos chegaram ao município de Mara Rosa em março deste ano e já devem começar a ser assentados. Porém, a previsão é de que a obra leve até 4 anos para ser concluída, o que não impede sua concessão à iniciativa privada. Isso já foi feito, por exemplo, no primeiro trecho da Fiol, entre Ilhéus e Caetité, que está concedido à mineradora Bamin, com obras em estágio final.

CORREDOR PELA BAHIA

A Fiol é uma ferrovia que atravessa o estado da Bahia e está dividida em três trechos. O trecho 2 da Fiol, que deve ser leiloado junto com a Fico, está em construção entre os municípios de Caetité e Barreiras. Até o momento, cerca de 58% das obras já foram concluídos e o governo espera avançar mais 10% ainda este ano. Para isso, o orçamento da estatal Infra S.A. foi quadruplicado, saindo dos R$ 100 milhões de 2022 para R$ 400 milhões neste ano.

O trecho 3 da Fiol ainda não tem um desenho totalmente definido. A projeção inicial é que a ferrovia saia de Barreiras, na Bahia, para se conectar à Ferrovia Norte-Sul em algum ponto do estado do Maranhão. Porém, isso ainda pode mudar, conforme os estudos de viabilidade que estão sendo conduzidos pela Infra S.A.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

fico-fiol

Trecho em estudo deve criar corredor logístico através da Bahia, para o Porto de Ilhéus

Desta forma, a futura concessionária deve ficar responsável pela conclusão das obras do trecho 2 da Fiol e por toda a obra do trecho 3. O único trecho que seria entregue já com as obras totalmente concluídas seria justamente a Fico, que desagua em Mato Grosso.

Neste desenho, abre-se um novo corredor logístico para escoar as mercadorias mato-grossenses por meio do Porto de Ilhéus.

search