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Economia Sábado, 02 de Outubro de 2021, 10:00 - A | A

Sábado, 02 de Outubro de 2021, 10h:00 - A | A

EXPECTATIVA

Ferrovia deve criar até mil vagas de empregos na região Sudeste de MT

Cátia Alves

Editora-adjunta

A assinatura do contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual em Mato Grosso deve provocar um reordenamento da economia de Rondonópolis, além de gerar pelo menos mil postos de trabalho na cidade. Enquanto as obras não têm início, a Prefeitura já se prepara para a chegada de novos investimentos.

"Devemos destacar que com a construção da Ferrovia em Rondonópolis, ligando o município até Santa Elvira, teremos a abertura de pelo menos mil postos de empregos", destaca Alexsandro Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, em entrevista ao Estadão Mato Grosso.

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Atualmente, Rondonópolis tem o maior Complexo Intermodal Logístico da América Latina, administrado pela empresa Rumo, que será a responsável pela construção da ferrovia estadual, investindo cerca de R$ 11,2 bilhões na obra.

Ter uma estrutura de tamanho porte coloca a cidade no topo do ranking de exportação em Mato Grosso, mas isso não significa produção. É algo que a cidade pretende mudar, já que os trilhos vão avançar para alguns dos municípios que hoje exportam através de Rondonópolis.

"Além da criação de empregos para construção da ferrovia, também estamos pensando na cidade como produtora. Nós somos um dos municípios que mais exporta, mas não somos os maiores produtores. Tudo vem de outros municípios como Nova Mutum, Sinop, Tapurah, então o que temos que pensar agora é na nossa matriz econômica", afirma Alexsandro.

Segundo o secretário, será preciso depender menos da produção de municípios do Norte e industrializar mais. "É preciso que Rondonópolis assuma a postura de cidade polo dos outros 19 municípios que se ligam a nós. As pessoas dessas cidades vêm pra cá consumir, é preciso remodelar o comércio, pensar no turismo e redesenhar as políticas de incentivos", analisa.

A previsão é que as obras da ferrovia estadual comecem em 2022, com a primeira etapa concluída em 2025 e ao todo serão 730 km de trilhos. A Rumo prevê que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá estará concluído e em funcionamento no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

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