"Estou me surpreendendo com a China", comemora o empresário mato-grossense, Henrique Santos, durante sua participação na missão técnica realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), à 'Canton Fair Experience', na cidade chinesa de Guangzhou. Entre os dias 12 e 29 de outubro, 40 empreendedores mato-grossenses participam da exposição que conta com mais de 60 mil estandes de diversos produtos e serviços, sendo classificada como a maior feira multissetorial do mundo, e atrai milhões de visitantes de diversos países nas edições anuais. A missão também inclui visitas técnicas em empresas e indústrias de Hong Kong e Shenzhen.
Um dos principais dos objetivos do Sebrae/MT é fomentar o projeto de internacionalização dos pequenos negócios e incentivar a importação de produtos, equipamentos e máquinas, de forma planejada e estruturada, o que resulta em um aprimoramento da tecnologia utilizada nas empresas participantes, além de se tornarem mais competitivas no mercado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Além da feira, os participantes da missão estão visitando fábricas na China, o que tem proporcionado um conhecimento profundo sobre os processos de produção e as oportunidades de melhoria que podemos aplicar em nosso mercado. Uma das etapas importantes será nossa visita a um conciliador de carga e operador logístico em Shenzhen, uma experiência que reforçará nosso entendimento sobre a logística internacional e a otimização do transporte de mercadorias. Após a Shenzhen, seguiremos para Hong Kong, para outras agendas e visitas”, detalha o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que liderou a missão.
Para o gestor do Programa de Internacionalização do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, a participação do estado tem sido positiva.
“Já temos empresários que estão levando amostras. E, no retorno ao Brasil, vão conseguir efetivamente fechar os seus negócios, com o desenvolvimento de fornecedores locais aqui da China e com o nosso acompanhamento técnico e orientador do Sebrae para que façam as melhores operações”, pontua.
O empresário do ramo de tecnologia da informação, Henrique Santos, comenta que por meio da missão conseguiu fechar parcerias comerciais, e que conta com a ajuda do Sebrae/MT para operacionalizar os contratos.
“Estou me surpreendendo com a China, e já tenho uma proposta muito grande para fechar em parceria com a empresa Pilot, com venda de produtos no Brasil. Vamos com certeza fechar bons negócios”, comemora o empresário, ao conquistar sua primeira negociação com uma empresa internacional.
Eduardo Bello comemora as novas negociações para a empresa dele, no ramo de metalurgia mecânica. "Assim que eu voltar [a Mato Grosso], quero o apoio do Sebrae para construir um contrato e obter orientações para uma negociação que iniciei aqui na China", contou o empresário, animado.
O Sebrae/MT realiza diversas missões técnicas para eventos de negócios ao redor do mundo. As exposições são direcionadas para diversos setores do comércio, indústria e serviços. Para mais detalhes sobre as missões, acesse o link.