A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), decidiu reduzir mais uma vez o horário de funcionamento do comércio local. A decisão foi motivada pelos constantes descumprimentos das medidas de contenção impostas para prevenção ao contágio do novo coronavírus. A partir de agora, a Prefeitura também adotará medidas mais rígidas em relação aos descumprimentos, com aplicação de multas e proibição temporária de funcionamento. Apenas o shopping center da cidade terá seu horário de atendimento ao público estendido.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, todos os estabelecimentos comerciais, atacadistas e varejistas, poderão funcionar das 8h às 18h, horário em que deverão abaixar encerrar o atendimento ao público. Os estabelecimentos continuam limitados a permitir a presença de clientes em apenas 50% de sua capacidade de atendimento.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os restaurantes e pizzarias poderão abrir atendimento ao público nos horários de almoço, das 11h às 14h30, e janta, das 17h30 às 19h30. Os demais estabelecimentos do gênero alimentício, como lanchonetes, bares, distribuidoras e conveniências, poderão funcionar das 6h às 19h30, com presença de clientes limitada a 30% de sua capacidade.
Após esse horário, esses estabelecimentos do ramo alimentício estão permitidos a continuar operando por meio de entrega. Porém, no caso de flagrante de descumprimento, a empresa perderá automaticamente seu direito ao delivery, poderá ser multada e ter sua autorização de funcionamento suspensa.
O shopping popular passará a funcionar das 9h às 17h. O motivo é que o local atrai muita gente e é praticamente impossível para os comerciantes controlar o fluxo de clientes, causando aglomeração e contribuindo para o contágio massivo de covid-19.
O shopping center, por sua vez, terá seu horário de atendimento ampliado em 30 minutos. Hoje ele está autorizado a funcionar das 14h às 20h. O novo horário de fechamento passará a ser 20h30.
A principal motivação é que o shopping center da cidade, único em toda a Várzea Grande, é o segundo maior gerador de empregos, perdendo apenas para um frigorífico. A expectativa é que esses trinta minutos a mais contribuam para manter os empregos e o giro da economia.
As novas regras já foram anunciadas ao governador Mauro Mendes (DEM) e ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), já que a capital é cidade vizinha e os dois municípios “trocam” habitantes por todo o dia, com residentes de um local trabalhando em outro.
Embora as duas cidades tenham se comprometido a atuarem juntas no combate ao novo coronavírus, Várzea Grande possui um orçamento significativamente menor que a capital, o que dificulta o acompanhamento em ações elaboradas.
Ainda segundo a assessoria, as autoridades já foram informadas de que a prefeita Lucimar Campos está estudando regras e medidas para decretação de lockdown no município.
Além de ser a segunda em número de casos confirmados e a primeira em vítimas fatais, Várzea Grande ainda está sujeita a sofrer com o descarregamento de pacientes vindos de outros municípios, já que tem crescido nos últimos dias os pedidos para desabilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em cidades do interior.