A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Saúde Pública, ampliou a faixa etária para aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 35 anos ou mais, que já poderão receber o reforço da imunização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação do público ocorre em razão da baixa procura pela vacina e pela previsão de chegada de novos lotes de imunizantes, além da aproximação da nova onda da pandemia.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Serão aplicadas doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente do fabricante que tenha sido aplicado anteriormente.
Para receber a vacina é preciso ter recebido a terceira dose há mais de quatro meses, apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, faz o alerta, para que as pessoas se vacinem, única forma de evitar formas graves da doença.
“Desde o início da pandemia de Covid-19, o coronavírus continua a evoluir, dando origem a muitas linhagens descendentes e até mesmo recombinantes, segundo os especialistas. Agora a mais recente é a BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza o monitoramento contínuo das diferentes linhagens, aponta que a cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9%. Diante da identificação de uma nova variante do coronavírus, achamos prudente dar o alerta, para que os várzea-grandenses que ainda não se vacinaram, ou não completaram seu ciclo vacinal, procurem os pontos de vacinação, nas 22 Unidades Básicas de Saúde e no Ponto da Upa do Ipase”, alertou o secretário.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde,Relva Cristina de Moura, a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, será aplicada em pessoas com 35 anos ou mais em Várzea Grande.
“É necessário ter tomado a dose de reforço há pelo menos quatro meses. As pessoas devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro da dose de reforço. Se o cartão for extraviado, será realizada busca nos sistemas de registro. As aplicações de reforço são importantes para a manutenção da proteção de grupos de maior vulnerabilidade, reduzindo internações e prevenindo óbitos provocados pela doença”, disse ela..
Pode tomar a quarta dose quem tem idade a partir de 35 anos ou mais e que tenha recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Também estão contemplados os adolescentes, de 12 anos a 17 anos, com alto índice de imunossupressão.
Confira quem deve tomar a vacina:
- Primeira dose: Todas as pessoas com 3 anos a mais - Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).
- Segunda dose: Todas as pessoas com 3 anos a mais - Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). As pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com CoronaVac há 28 dias.
- Terceira dose: Pessoas a partir de 12 anos ou mais. Serão vacinadas há, pelo menos, quatro meses, após terem tomado a segunda dose.
- Quarta dose: Pessoas a partir de 35 anos a mais( adultos e idosos).
- Observação: Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional 2 meses após o esquema primário.
Onde Vacinar:
-Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.
Horário expediente normal- Das 7:30 às 11 e das 13h30 às 16h.
1-Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa) ;
2- Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia) ;
3- ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );
4-ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
5- Clínica de Atenção Primária a Saúde - Miguel Baracat (24 de dezembro);
6-ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
7- ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;
8-ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);
9-ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);
10-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória) ;
11-ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur) ;
12-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara) ;
13- USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);
14- ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado) ;
15-ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus;
16-Centro de Saúde Cohab Cristo Rei ;
17-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);
18-ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);
19-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);
20-ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;
21 e 22- ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).
- Ponto específico da Upa do Ipase - na Tenda da Prevenção- Também há a vacina contra a Covid-19.
- Horário das 8h às 16h.
Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens , adultos e idosos.