O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Tangará da Serra está promovendo o racionamento de água em dias alternados nos bairros da cidade. A medida ocorre após o prefeito, Vander Masson, se reunir com vereadores e o diretor da instituição, Heliton Luz de Oliveira, para controlar a crise hídrica que atinge a cidade. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (02).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os vereadores querem a redução de taxa mínima de água durante o racionamento. Além da antecipação de tutela em desfavor da autarquia SAMAE, solicitando a redução de 50% no valor da taxa mínima de água e esgoto.
Tangará tem uma população de 107.631 habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo cercado pelos rios Sepotuba, Juba, Formoso e Paraguai não dispõe de um sistema de abastecimento de água, condizente com as prementes necessidades da população.
Pensando em uma solução definitiva, Masson pretende acelerar o projeto de capitação de água do Rio Sepotuba. A meta é iniciar a licitação para compra de tubulação, de válvulas, registros e outros equipamentos, já nos próximos dias.
O Prefeito explica ainda que o município está se preparando para fazer a captação de água do Rio Sepotuba de forma emergencial, ainda este ano, se necessário.
Com informações de Eufrasio Lira**