O município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá) conta com 100% da área urbana abastecida com água potável. A responsável por atingir a marca foi a Sanear, empresa pública que atua no tratamento de esgoto e distribuição de água no município.
Além da água, o sistema de esgoto sanitário também avança para cobrir todos os bairros da região metropolitana do município.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (Solidariedade), os resultados alcançados demonstram que a empresas públicas podem, sim, entregar serviços de qualidade. Além disso, consegue entregar esses serviços com valores mais baixos, já que seu objetivo principal não é o lucro, como no caso de uma empresa privada.
“A empresa pública não é ruim em si mesma, o que pode ocorrer são más gestões, mas quando são bem administradas, como é o caso da Sanear, apresentam números e resultados positivos”, declarou o prefeito.
Para atingir a universalização do abastecimento de água, a Sanear conta com dois sistemas de captação: diretamente dos mananciais e por meio de poços artesianos.
A capacidade torna a empresa uma das mais eficientes em nível nacional no quesito distribuição e saneamento. Pátio ressalta que isso é ainda mais importante diante da onda de privatizações que atinge o setor dos serviços públicos.
Para se ter uma ideia da importância do resultado, cerca de 35 milhões de brasileiros – um em cada seis - não tem acesso a fontes de água tratada, nem mesmo para lavar as mãos.
Pesquisas apontam que cerca de 40% da água potável é perdida antes mesmo de chegar nas casas das pessoas. Isso significa que a água perdida nos sistemas de distribuição do Brasil é suficiente para encher 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada todos os dias. Esse número representa sete vezes o volume do Sistema Cantareira, o maior conjunto de reservatórios do estado de São Paulo.
Em um tempo em que a crise de água é uma realidade me boa parte do território brasileiro, a Sanear se mostra preocupada com todas as etapas, da distribuição ao consumo, combatendo ainda o desperdício de água em função de problemas na rede. Não é a toa que a Sanear é um orgulho do prefeito José Carlos do Pátio.