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Cidades Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024, 17:25 - A | A

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POLÊMICA DOS TRILHOS

Relatório da Câmara Federal aponta prejuízo na troca do VLT para BRT em MT

Documento cita que baterias do BRT devem ser trocadas a cada 8 anos

Fernanda Leite

Repórter | Estadão Mato Grosso

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal deu parecer contrário para a troca do VLT para o BRT em Cuiabá e Várzea Grande. O relatório técnico é assinado pelo deputado federal e presidente da Comissão, Hildo Rocha, que esteve em visita técnica com uma comissão da Câmara Federal no mês de julho de 2022 em Cuiabá e Várzea Grande.

“Portanto, este é o relatório técnico sobre a visita feita nas obras inacabadas do VLT Cuiabá - Várzea Grande. Como relatado, pode-se comprovar que alguns trechos do seu trajeto já foram concluídos, além de terem sido adquiridos trens e outros equipamentos. Por fim, compreendemos que haverá prejuízo se ocorrer a troca de modal”, diz a conclusão do relatório assinado por Hildo Rocha.  

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A Comissão da Câmara Federal fez a vistoria na avenida Fernando Corrêa, no Viaduto Jornalista Clóvis Roberto, depois seguiu para a Avenida Palmiro Paes de Barros, no viaduto que dá acesso ao município Santo Antônio do Leverger. A equipe visitou também a região do Largo do Rosário e passou pelas obras na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no viaduto Jamil Boutros Nadaf. Em seguida, os membros da Comissão partiram para a cidade de Várzea Grande, onde fiscalizaram a Avenida da FEB, e depois seguiram para o Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande, local de armazenamento dos trens do VLT.

Hildo Rocha havia dito naquela época que o VLT é viável tanto em Cuiabá e Várzea Grande, como em outras cidades do Brasil e do mundo. Ele também havia elogiado a qualidade dos vagões.

“Os vagões que aí estão possuem a tecnologia adequada e estão bem mantidos, os equipamentos podem ter mais de 50 anos de utilização, diferente do sistema BRT que deve ser trocada as baterias a cada oito anos, o que representa mais de 50% do custo. Os recursos de R$ 1 bilhão foram investidos, a infraestrutura já está praticamente pronta e não concluir essa obra é um prejuízo enorme para a população, que merece um sistema de qualidade”, avaliou na época.  

Obras do BRT

O governo de Mato Grosso já realiza as obras do BRT em Várzea Grande e, também já começou as tratativas para dar inicio a instalação do BRT também em Cuiabá.        

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