A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou nesta quarta-feira (26.05) a fiscalização da qualidade da água do Rio Aripuanã, após denúncia de morte incomum de peixes na região. Foram identificados peixes mortos a cerca de 10 quilômetros de distância do perímetro urbano da cidade de Aripuanã (1.203 km distante de Cuiabá).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Foram coletadas amostras de água que serão analisadas pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental da Sema, com o objetivo de identificar alterações na qualidade da água que possam explicar a mortandade de peixes.
Em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi realizado o sobrevoo da região para identificar a região exata onde ocorreu a incidência dos peixes. A inspeção também foi realizada por meio fluvial, de barco, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Toda a margem do rio em que foram identificados peixes mortos foi percorrida a pé pelos técnicos para coleta de amostras. Não foi possível identificar ponto de lançamento de água ou qualquer resíduo nas margens vistoriadas.
O superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima, que esteve na operação, afirma que ainda não é possível estabelecer uma relação entre a mortandade de peixes e o garimpo, pois os empreendimentos ficam distantes, e seguindo o curso do rio, ficam abaixo do local onde foram visualizados os peixes mortos.