A Ecofeira da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que oferece um espaço para a comercialização de produtos orgânicos e artesanais, está fortalecendo sua parceria com o Instituto Vidas em Ação, com o objetivo de ampliar seu espaço e oferecer mais capacitações em atividades ligadas à economia solidária, aumentando as oportunidades para pequenos empreendedores da região.
O coordenador da Ecofeira, professor Rogério Lima, explicou que a parceria surgiu a partir do apoio da deputada Rosa Neide e do projeto “Mulheres em Ação”, que ofereceu cursos voltados para áreas como panificação, produção de doces e salgados, corte e costura, entre outras. “A partir dessa capacitação, as participantes puderam trazer seus produtos para comercializar na Ecofeira, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a economia solidária em Cuiabá”, afirmou o professor.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os cursos, voltados principalmente para coletivos de mulheres da cidade, abriram portas para que esses pequenos empreendimentos encontrassem um espaço de venda e uma conexão direta com os consumidores dentro da UFMT. Além de promover uma comercialização mais próxima e justa, a Ecofeira valoriza a história e a identidade dos produtos artesanais, algo que, segundo Lima, reforça o sentido de comunidade e sustentabilidade.
“Nosso objetivo com a Ecofeira é conectar quem produz diretamente com quem consome, criando um canal curto de comercialização que preserve a autenticidade do produto”, explicou o coordenador. Ele destacou ainda que, além dos alimentos e produtos de vestuário, a Ecofeira oferece um espaço de convivência e troca cultural.
Com a ampliação dessa parceria, há perspectivas de novos investimentos públicos, que possibilitarão a ampliação do espaço dentro da Instituição e a realização de mais cursos, incluindo capacitações na área de gestão de pequenos negócios, marketing e economia, ajudando os pequenos negócios a se consolidarem no mercado.
“O espaço da Ecofeira será ampliado para acomodar melhor tanto os vendedores quanto os consumidores. Queremos que ela se torne um espaço confortável para a comercialização, além de ser um local de convivência cultural”, destacou Lima.
Com essa iniciativa, a Ecofeira não só promove uma economia mais inclusiva e sustentável, como também oferece uma oportunidade real de crescimento para pequenos empreendedores locais, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de Cuiabá.
Acompanhe mais no Instagram.