O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande vai ganhando forma com a construção de dois viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. A nova via terá 21,5 quilômetros de extensão, ligando a MT-251, em Cuiabá, até a BR-163/364 em Várzea Grande. O Rodoanel será todo construído em pista dupla e em concreto.
A obra está orçada em R$ 206 milhões, com recursos estaduais e federais. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) é a responsável pela licitação e execução das obras.
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A estrutura mais avançada é o viaduto construído sobre a MT-010, a Estrada da Guia. No local já está sendo construída a superestrutura do viaduto, que é por onde os veículos irão passar. Outro viaduto está sendo construído no encontro com a MT-251, a Estrada para Chapada, ainda na fase inicial de fundação.
A ponte sobre o Rio Cuiabá, localizada próximo ao encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica, também segue em ritmo acelerado, com a fixação das estacas que sustentarão as duas pontes dentro do rio.
O projeto ainda prevê a construção de uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande. Também serão construídas duas passagens de nível, que funcionam como retornos, em pontos de maior movimentação.
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande será importante para desafogar o trânsito no perímetro urbano das duas maiores cidades de Mato Grosso. O objetivo da construção é tirar os veículos pesados de dentro das duas cidades, possibilitando que caminhões, assim como carros, possam contornar a região metropolitana e seguir viagem de maneira mais rápida.
Ele terá duas pistas, todas em pavimento rígido, ou seja, em concreto. Há frentes de serviço trabalhando na construção da base da pista no trecho entre a Estrada para Chapada e a Avenida Antártica. No lado de Várzea Grande também está sendo realizada a limpeza do terreno.
O Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação Integrado, modalidade na qual a empresa vencedora é responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras. Assim que os projetos são aprovados pela Sinfra-MT e pelo DNIT, as obras são iniciadas.
A obra do Rodoanel foi iniciada em 2006, mas ficou paralisada por muitos anos. Ainda há a previsão de construção de um segundo trecho, ligando a Estrada de Chapada até a BR-163/364 na altura do Distrito Industrial de Cuiabá.