De janeiro até esta quarta-feira, 17 de maio, o Mato Grosso registrou 1.398 denúncias por meio do Disque 100 (Direitos Humanos). Os dados constam no Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Dessas, 620 eram sobre violência contra criança ou adolescente. O número é maior quando comparado com denúncias de violência contra a mulher, que registrou 319 casos durante os cinco primeiros meses deste ano.
Os dados apontam que 1.350 são contra a integridade da vítima, 277 contra a liberdade e 183 contra os direitos sociais. 15 foram registradas contra a vida. O relatório também aponta que a maioria das denúncias - 1.084 - é feita por terceiros. Queixas registradas pela própria vítima contabilizaram 311. Também houve três registros feitos pelo próprio agressor.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A casa onde a vítima e o suspeito residem está entre os piores cenários, com 587 denúncias. Dessas, 394 ocorreram dentro da casa da vítima e 62 na do suspeito. Chama atenção o número de denúncias apontando instituições de ensino, com 62 dos locais onde essas violações ocorreram.
O ouvidor nacional de Direitos Humanos do MDHC, Bruno Renato Teixeira, afirma que é necessária a contribuição de toda a sociedade para prevenir e enfrentar os crimes que assolam a infância e a adolescência. "Denunciem casos de violações contra crianças e adolescentes. O Disque 100 pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp - (61) 99611-0100, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram", ressalta.
A divulgação dos números integra as ações da campanha do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Com o tema "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", o objetivo da iniciativa é promover a data e sensibilizar a sociedade para ações preventivas e pedagógicas.
"Dia D"
Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizará o "Dia D" para sensibilização e mobilização da população cuiabana.
A iniciativa terá início às 8h. A equipe da Rede Protege fará uma ação de mobilização popular com a distribuição de panfletos informativos no semáforo da Avenida Mato Grosso com a Avenida Rubens de Mendonça.
No mesmo dia, será realizada uma ação de mobilização social no Shopping Estação. A atividade será das 16h às 20h.