Após o imenso volume de chuvas que atingiu o estado, causando alagamentos na capital e em diversos outros municípios, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para a possibilidade de novas chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes. O alerta é válido para todo o estado e foi emitido nesta terça-feira, 14 de janeiro, com validade entre as 11h às 10h de amanhã, quarta (15). A recomendação é de atenção redobrada, especialmente em áreas já afetadas pelos temporais.
É esperado que as chuvas alcancem um volume de até 100 mm por dia, e os ventos podem atingir 100 km/h.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, novos alagamentos e descargas elétricas.
É extremamente importante que a população se atente aos riscos potenciais ao sair durante uma tempestade.
O Inmet fez recomendações para evitar prejuízos e acidentes com a possível tempestade:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, se possível, desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Caso tenha alguma dificuldade ou problema, busque ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).