Usuários dos cartões Calcard têm reclamado que a empresa decidiu reduzir o limite de seus cartões sem nenhum aviso prévio. Em alguns casos, o limite chegou até mesmo a ser suspenso. O motivo seria uma reavaliação da política de crédito, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Nas redes sociais, usuários compartilham o descontentamento com a empresa. Por meio de mensagem de texto, a empresa informa a decisão aos clientes e menciona uma diretriz do Banco Central do Brasil (Bacen).
Nós conversamos com alguns clientes do cartão que foram atingidos pela decisão.
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Lenyse Abreu conta que tinha um limite de R$ 1,7 mil, que costuma usar para abastecer o carro e fazer compras, entre outras coisas. Na última terça-feira (24), a situação ainda estava normal. Porém, quando foi consultar seu limite ontem, sexta-feira (27), constatou que o crédito tinha sido reduzido para R$ 170,00 sem nenhum aviso. Ela então entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), onde a atendente afirmou que a empresa havia encaminhado um torpedo avisando da redução do limite. A situação seria normalizada até o dia 1º de abril, suposta data em que as lojas retornariam a seu normal funcionamento.
Situação semelhante aconteceu com Mailson Prado. Até ontem, o jovem possuía um limite de R$ 1,5 mil. A popularidade do cartão fez com que ele passasse a ser aceito em diversos estabelecimentos, o que contribuía para que Mailson fizesse suas compras em mercados e farmácias. Inclusive, ele conta que neste período de pandemia, o cartão foi seu aliado numa compra de álcool em gel.
O informe de que seu limite havia sido mudado veio por torpedo SMS. “CALCARD informa: Mailson, a pandemia nos obrigou a reduzir riscos e tivemos que adequar seu limite de credito para R$ 150”. Em outra mensagem, a empresa explica. “Seguindo diretriz do Bacen, por conta da atual Pandemia, reavaliamos nossa política de credito e reduzimos seu limite, que pode ser reavaliado após a crise”.
Conversamos também com outra cliente da empresa, mas que pediu para não ser identificada. Ela desabafa que a empresa suspendeu seu limite e que tomou essa decisão no momento que ela mais precisa, por conta do atual cenário, já que o usa para comprar seus medicamentos. Ela tentou contato com a empresa, mas não conseguiu.
A jovem Brenda Luana também ficou chocada com a decisão da empresa em suspender seu limite num momento tão delicado pelo qual todo o mundo está passando. “Minha reação é de choque, pois não tenho dívida com eles, pelo contrário, seria ideal caso surgisse uma emergência, mas eles tiveram uma decisão radical, julgando todos como inadimplente”, afirmou.
Nossa reportagem não encontrou no portal do Bacen nenhuma diretriz recente que recomende a redução de limite de clientes. Várias instituições financeiras estão no caminho contrário, proporcionando maiores vantagens a seus clientes, como forma de colaboração para o enfrentamento deste momento.
Nós solicitamos informações ao Banco Central para averiguar a veracidade dessa diretriz, mas, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.
Nós também procuramos a Calcard, mas não obtivemos sucesso nas tentativas. Em seu site, na internet, não há nenhuma informação acerca da nova política de crédito. O portal também não cita uma assessoria de imprensa para atendimento a jornalistas.
Tentamos contato por um canal de atendimento em Cuiabá, mas a ligação não foi atendida. Também tentamos contato via WhatsApp, em um canal disponível no portal, mas o atendimento é automatizado. Entramos então em contato via SAC, onde uma atendente nos passou um número com DDD de Santa Catarina, porém, ao tentarmos contato, nossa ligação também não foi atendida.
O espaço está aberto para manifestação da empresa.