Melhorar a mobilidade urbana de uma cidade significa garantir boas condições de trânsito não só para carros e motos, mas também para aqueles que fazem o uso de outros meios de transporte, como é o caso do ciclista. É com base nesse conceito que a Prefeitura de Cuiabá colocou em prática o projeto para implantação de uma ciclovia na Avenida Dante Martins de Oliveira, conhecida popularmente como Avenida dos Trabalhadores.
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O trabalho está em andamento desde do início deste mês de setembro e é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção da estrutura abrange todo o percurso duplicado da avenida. Dessa forma, serão aproximadamente quatro quilômetros de ciclovia existentes em todo o canteiro central da via. A previsão é de que até março de 2022, o espaço esteja liberado para uso da população.
A ciclovia é construída seguindo todas as recomendações técnicas da área. A estrutura é edificada com base de concreto e contará com toda sinalização horizontal e vertical. A Dante Martins de Oliveira passará a contar ainda com mais de 600 vagas de estacionamento, que também estão sendo criadas em determinados trechos do canteiro central.
“Essa é uma região que, além da grande movimentação de carros e motos, também possui uma demanda considerável de ciclistas. Nesse sentido, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, colocamos em prática a construção dessa estrutura que atenderá tanto a necessidade daqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho quanto para o lazer”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
OBRA DE DUPLICAÇÃO
Junto com a nova ciclovia, a Prefeitura de Cuiabá também trabalha na duplicação de uma extensão da Avenida Dante Martins de Oliveira que ainda não havia passado por esse processo. A obra engloba cerca de dois quilômetros, situados entre o Residencial Santa Inês e segue até o fim da via, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. Nesta intervenção, são mais de R$ 2,3 milhões investidos.
No local, já foi concluído o levantamento do muro de gabião no córrego que passa pela via. Somado a isso, a construção da pavimentação também avançou, alcançando mais de 800 metros do trecho estabelecido no projeto de duplicação. A obra também compreende a construção de ciclovia, rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio, calçada, sinalização vertical e horizontal, e implantação de uma nova iluminação.