O uso de internet no Brasil é feito por 93% da população de jovens de 9 a 17 anos, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil de 2024. A qualidade desse contato pode ser positiva e negativa, e uma forma de trabalhar a saudabilidade da relação com tecnologia é incentivar aulas de programação e robótica. Tal aprendizado, além das habilidades técnicas, proporciona melhoras positivas no comportamento dos jovens e a prova disso é que 85% dos pais de alunos e ex-alunos da escola Ctrl+Play dizem ter notado mudanças nas habilidades dos filhos.
A pesquisa foi realizada com 904 participantes, entre eles, 33% destacaram melhora na autoconfiança, 47% destacaram melhora no raciocínio lógico e 49% destacaram melhora na criatividade. As aulas ensinam conceitos de lógica de programação, algoritmos, criação de games e apps, e a utilização de circuitos eletrônicos. Assim, crianças e adolescentes ressignificam sua visão sobre tecnologia, mudando seu comportamento perante a ela e tornando essa relação mais proveitosa.
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Mesmo que os pais limitem o tempo de tela entre os mais novos, é natural que os filhos tenham contato próximo com dispositivos eletrônicos à medida que crescem. Considerando o inevitável, a proposta da Ctrl+Play é usar a tecnologia a favor do desenvolvimento das crianças.
“Não podemos vilanizar a tecnologia, já que existem muitas áreas dentro dela a serem exploradas. É claro que tudo em excesso faz mal, por isso a necessidade do equilíbrio. Mas, ao aprender sobre ela, entender seu funcionamento e as múltiplas possibilidades, o jovem passa a cultivar outro tipo de relação, fortalecendo habilidades primordiais para seu desenvolvimento pessoal e até profissional”, comenta Henrique Nóbrega, CEO e fundador da Ctrl+Play.
Inserir esse tipo de habilidade desde muito cedo cria espaço para que o aluno explore a capacidade de resolver problemas; aprimore seu potencial argumentativo, crítico e de comunicação; fortaleça a responsabilidade e estimule a concentração. Além disso, permite pavimentar o caminho de uma trajetória profissional de sucesso, exercitando a capacitação inteligente de tecnologia, inglês e trabalho em equipe. Aliás, muitos dos alunos que entram na escola já chegam com o desejo preexistente de trabalhar na área de TI, segundo 67,2% dos pais.
As aulas são destinadas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com opções de cursos online e presenciais. O ensino é feito a partir de uma metodologia pedagógica exclusiva, que contempla as habilidades mais importantes levantadas pela ONU e pelo Fórum Econômico Mundial. Assim, ao longo das aulas, os alunos utilizam ferramentas com linguagens de blocos (uma abordagem visual que remete a peças como as de Lego para ‘construir’ códigos), que servem para facilitar o aprendizado da lógica de programação. Com o passar das lições, o aluno vai entrando em linguagens de mercado, como Python, HTML5, CSS3, Java Script, JQuery e outras.
O que motiva a procura pela escola é o interesse prévio dos filhos pela área de games e tecnologia, conforme apontam 64% dos pais. Esse fato motivador é a premissa de muitos jovens que, ao se interessarem por jogos, sites e programas, querem aprender mais sobre como desenvolvê-los.
“Por meio da tecnologia, os jovens podem enxergar seu potencial criativo e se posicionar como protagonistas da sua história. Mais do que isso, podem se identificar como um criadores de algo concreto e com o qual fantasiavam, como construir robôs”, complementa Nóbrega.