Toda população de 18 a 49 anos de Viana, na Grande Vitória, será vacinada contra a Covid-19 com a vacina AstraZeneca.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (4) pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, em Vitória, e transmitida pela internet.
A vacinação em massa na cidade capixaba de aproximadamente 79 mil habitantes faz parte de um estudo do Ministério da Saúde com o imunizante Oxford/AstraZeneca, distribuído no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Iniciativas semelhantes foram feitas em Botucatu (SP), também com a AstraZeneca, e em Serrana (SP), com a CoronaVac.
No projeto, será aplicada meia dose do imunizante em aproximadamente 35 mil pessoas.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, todo o grupo será vacinado no mesmo dia, 13 de junho.
O governador explicou que a cidade foi escolhida por causa do tamanho da população, por estar na Região Metropolitana e também pela facilidade de monitoramento dos resultados.
"Viana é uma cidade média e tem facilidade de logística, porque além da aplicação da vacina outros testes e exames são feitos em amostras da população. É por amostragem, mas é necessário que se faça o acompanhamento do resultado da aplicação da vacina. Por estar na Grande Vitória facilita o trabalho para os nossos pesquisadores", disse.
O governador explicou sobre o uso de meia dose do imunizante.
“Como resultado desse trabalho, nós conseguimos ter muitos resultados em termos de salvar vidas, porque a população mundial precisa de vacina. Se a gente tem resultado com uma dosagem menor, isso produz um resultado efetivo em termos econômicos. Para nós é muito importante servir de base para um experimento e para uma confirmação daquilo que já está, de alguma forma, comprovada, porque isso vai ajudar o mundo todo e não só o país”, detalhou.
Que vacina é essa? Oxford/AstraZeneca