Um avançado equipamento de radar móvel, capaz de identificar até três veículos por segundo em velocidades de até 322 km/h e distâncias de até 650 metros, foi adotado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, prometendo aumentar a fiscalização nas estradas brasileiras. O radar, chamado de Trucam, está sendo considerado uma "metralhadora de multas" devido à sua eficiência.
O Trucam, produzido pela empresa brasileira Lasertech Brasil, tem o formato de uma pistola com mira a laser e sensor de presença. A empresa afirma ser fornecedora oficial de sensores a laser para a agência espacial norte-americana, a NASA.
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Este novo equipamento de radar tem a capacidade de diferenciar automaticamente os veículos por tamanho e multá-los individualmente, de acordo com os limites de velocidade regulamentados para cada categoria. Isso significa que motocicletas, carros, ônibus e caminhões podem ser identificados e multados separadamente.
Além de medir a velocidade, o Trucam calcula a distância entre os veículos, registra evidências fotográficas e em vídeo dos infratores e realiza levantamentos estatísticos detalhados.
Entretanto, o uso desse super-radar está sujeito a regulamentações específicas. De acordo com a Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a distância mínima entre dois radares, independentemente do modelo, deve ser de 500 metros nas áreas urbanas e também em trechos de vias rurais com características urbanas.
Isso significa que, caso um condutor suspeite que o radar responsável por multá-lo não tenha sido inspecionado pelo Inmetro por mais de um ano, ele pode reunir evidências para contestar a multa.
Outros requisitos incluem a verificação anual dos equipamentos de fiscalização de placas de veículos e a necessidade de que os modelos sejam aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Para contestar uma multa de trânsito, o condutor deve seguir algumas etapas importantes. Primeiro, é necessário identificar o órgão responsável pela autuação e apresentar um pedido de recurso. Ter uma cópia da notificação de autuação ou penalidade também é fundamental, assim como verificar se a última inspeção do veículo foi realizada há mais de um ano em relação à data da infração.
Caso o recurso inicial seja negado, ainda é possível apelar para uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e apresentar uma defesa adicional. É importante que os motoristas estejam cientes de seus direitos e das regulamentações para garantir um processo justo de contestação de multas de trânsito.