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Brasil Sábado, 18 de Novembro de 2023, 09:12 - A | A

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FALTA DE NOÇÃO

Mensagem racista foi enviada a pastelaria pelo próprio dono, diz polícia

Confrontado por dados obtidos pela investigação, proprietário, que é negro, assumiu que criou a conta e enviou o pedido

g1

A Polícia Civil concluiu que a mensagem racista enviada em pedido de delivery a uma pastelaria em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, era do próprio dono do estabelecimento, Gabriel Fernandes. O inquérito foi concluído nesta sexta-feira (17), com a denunciação do proprietário por falsa comunicação de crime.

Segundo o delegado responsável pela investigação do caso, Rodrigo Câmara, a partir de análise e cruzamento de dados, os policiais civis verificaram a autoria da mensagem.

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O dono da pastelaria é negro e afirmou aos policiais que simulou a mensagem por motivos pessoais, que não quis detalhar, conforme Câmara. O caso era até então investigado como racismo ou injúria racial, porém agora passa a ser tratado como falsa denunciação de crime.

"O proprietário do restaurante foi novamente intimado para prestar declarações e, então, confrontado pela Polícia Civil a respeito dos dados obtidos, disse que gostaria de se retratar, assumindo que ele próprio criou a conta no aplicativo do iFood e encaminhou o pedido com a observação discriminatória", conta o delegado.
O g1 entrou em contato com a pastelaria pedindo posicionamento, e não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O IFood, plataforma usada no pedido, informou, por meio de nota, que segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, e que em caso de confirmação de violação dos termos de uso da plataforma, serão tomadas as medidas cabíveis. A empresa não detalhou se identificou a autoria do pedido.

O pedido

O caso aconteceu no dia 14 de novembro. Na nota que acompanhava o pedido feito à pastelaria, estava escrito: "última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida". O motoboy seria o próprio Gabriel, conforme a empresa.

O restaurante fez o cancelamento e acionou a Polícia Civil. O nome que assinava o pedido não correspondia a nenhum morador do prédio indicado para a entrega. O número que seria do apartamento não existe.

O Ifood, plataforma de entregas usada para fazer o pedido, informou ao g1 que a conta utilizada foi criada naquela mesma data, 14 de novembro, com um único pedido realizado.

Outra proprietária do estabelecimento, Daniela Rodrigues, enviou ao g1 prints que mostram o suposto diálogo com o autor da mensagem.

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