Para quem está de olho na Mega da Virada, saiba que a chance matemática de uma aposta simples de ganhar na Mega-Sena é de uma em cinquenta milhões, aproximadamente. É o que explica o matemático Diego Marques, professor da Universidade de Brasília, no episódio #861 do podcast O Assunto.
Em conversa com Natuza Nery, o acadêmico brinca que é mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na Mega. "Em média, claro que depende do país, do local e das condições, a probabilidade de você ser atingido por um raio seria em torno de um para um milhão, ou seja, seria basicamente 50 vezes mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na Mega-Sena".
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Muito vai depender do valor da aposta. A matemática é simples: quanto maior o valor que você joga, maior a probabilidade de ganhar na loteria. Com uma observação, claro: jogando dezenas diferentes, não adianta você fazer seis jogos com as mesmas seis dezenas.
"Se você faz dois jogos, você dobra as suas chances. Então, se a chance é uma, aproximadamente, para 50 milhões, [com] dois jogos é de, aproximadamente, uma para 25 milhões - aumenta a probabilidade de ganhar. Quanto mais você joga, maior chance de ganhar", aponta.
Marques diz que o bolão é uma boa estratégia porque aumenta o valor da aposta. Mesmo assim, explica o matemático, "a chance é tão pequena que, se você souber matemática, não jogaria".
A Mega da Virada deste ano tem prêmio estimado em R$ 450 milhões, o maior da história. Como o valor não acumula, caso ninguém acerte as seis dezenas, a bolada é dividida entre quem acertar a quina. O sorteio acontece às 20h do dia 31 de dezembro, e as apostas já estão abertas.