Na primeira manhã de funcionamento das barreiras nas entradas de Balneário Camboriú, para conter o avanço do coronavírus, veículos com placas de cidades vizinhas, como Itajaí, foram retidos. Os motoristas precisaram comprovar que estavam entrando no município a trabalho.
A medida contraria o decreto que estabeleceu as barreiras, publicado na quarta-feira (18) pelo prefeito Fabrício Oliveira. O texto cita, especificamente, cidades onde há contaminação comunitária pelo covid-19. Veja:
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"Art. 7º As vias públicas de acesso ao Município de Balneário Camboriú, a partir desta data, contarão com barreiras fixas e móveis, monitoradas pela Secretaria da Saúde e Saneamento e Secretaria de Segurança, os quais farão verificação do estado de saúde, orientação e prevenção aos ocupantes do veículo.
§ 1º Ficam restritos de entrar no Município os veículos com registro de licenciamento, bem como seus ocupantes provenientes de cidades onde resta confirmada a contaminação comunitária pelo vírus COVID-19."
No fim da tarde de quarta-feira, o secretário de Segurança, David Queiroz, reiterou à coluna que a retenção seria para carros que viessem de áreas de risco. A prefeitura de Balneário Camboriú ainda não esclareceu a mudança de procedimento.
Na abordagem, os motoristas e passageiros dos veículos podem ser submetidos a avaliação de temperatura com termômetros. Se tiverem febre e sintomas de coronavírus, serão encaminhados às unidades de saúde.