A Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu o título de cidadão mato-grossense aos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF). A honraria foi concedida por autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT) na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro.
O ministro Gilmar Mendes também esteve presente no evento e foi agraciado com a Comenda Marechal Cândido Rondon, por serviços prestados. Gilmar é mato-grossense e, por isso, não recebeu o primeiro título.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A honraria concedida a Dino e Moraes causou “bafafá” no Parlamento mato-grossense em meados deste ano. Em maio, o deputado bolsonaristas Gilberto Cattani (PL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMT, anulou a honraria concedida aos dois ministros, alegando irregularidade em sua aprovação.
Apesar do argumento, a verdadeira motivação é a guerra política travada entre bolsonaristas e ministros do STF, em especial os dois magistrados. Moraes é o relator das principais ações que miram o bolsonarismo e autor da prisão de diversos investigados dessa ala, como os extremistas detidos no 8 de Janeiro.
Já Flávio Dino, antes de integrar o STF, foi ministro de Justiça e Segurança Pública deste terceiro mandato do presidente Lula (PT).