Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) e Sargento Vidal (MDB), primeiro e segundo vice-presidentes da Câmara Municipal de Cuiabá, respectivamente, não conseguiram se reeleger. As urnas já foram 100% apuradas e mostraram uma renovação de 41% no Parlamento cuiabano.
Os outros três membros da Mesa Diretora conseguiram se reeleger, mas também não figuraram entre os mais votados: o presidente Chico 2000 (PL) recebeu 3.098 e ficou na 19ª colocação entre os eleitos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O primeiro-secretário Adevair Cabral (SD) recebeu 3.481 votos, ficando em 12º entre os eleitos, e o segundo-secretário Wilson Kero Kero (PMB) recebeu 1.964, ficando na última colocação entre os 27 eleitos.
A Câmara será renovada em 41% este ano, já contando com as duas novas cadeiras adicionadas devido ao crescimento populacional, evidenciado pelo Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A eleição também entra para a história ao eleger, pela primeira vez, sete mulheres. A atual legislatura elegeu as vereadoras Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (UB). Em 2022, Maysa Leão tomou posse como titular em substituição ao Tenente Coronel Paccola, cassado por ter matado o agente socioeducativo Alexandre Miyagawa.
A Casa voltou a ter apenas duas vereadoras após a cassação de Edna Sampaio, que perdeu o cargo após se apropriar da verba indenizatória de sua ex-chefe de gabinete.