Um tubarão galhudo de duas cabeças foi encontrado por pescadores na divisa entre Itanhaém e Peruíbe, no litoral de São Paulo. De acordo com cientistas brasileiros, o animal também apresenta dois corações e duas colunas vertebrais independentes, além de outros órgãos internos duplos. As informações são do G1.
Conforme o professor e biólogo Edris Queiroz, esse é o “primeiro caso do mundo, registrado e documentado na literatura, de um tubarão galhudo gêmeo siamês encontrado na natureza”. Ele e a pesquisadora Luana Felix, do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) conduziram um estudo sobre o animal encontrado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Após uma análise da anatomia externa e interna do tubarão, a melhor definição para o caso é de que seriam gêmeos siameses. É um acontecimento muito raro, devemos ter entre 10 casos no mundo. O problema é que eles morrem rapidamente, logo após o nascimento. Se tornam presas fáceis e acabam sendo predados”, explicou Edris ao G1.
Além da equipe do Ibimm, os professores Alberto Amorim e Eduardo Malavasi, do Instituto de Pesca de Santos, também participaram do estudo.